domingo, 2 de dezembro de 2018

Dias da Cultura Científica



   Durante a semana de 19 a 26 de novembro houve várias atividades no âmbito da comemoração dos "Dias da Cultura Científica" em colaboração com a biblioteca. Com efeito, no dia 24 de novembro celebra-se o Dia Nacional da  Cultura Científica e o Dia Mundial da Ciência. Na Biblioteca houve uma exposição de cartazes sobre Rómulo de Carvalho/António Gedeão que esteve patente até final de novembro assim como livros em destaque sobre Ciência.
No dia 26, na Biblioteca/Sala CEM duas turmas de 7º ano, no âmbito da disciplina de Português, realizaram uma pesquisa orientada para conhecer a dupla vertente de homem de ciência e de escritor após o visionamento e audição do poema "Pedra Filosofal". Em seguida, também dirigida aos alunos de 7º ano, realizou-se a oficina de Ciência dinamizada pelos alunos Ana Ruivo, André Martins, Catarina Correia, Gonçalo Carmo e Mauro Silva do 11º C1, que sob a orientação prévia da Profª Leonor Santos realizaram experiências científicas.
Eis um texto explicativo do teor dessas experiências que transcrevemos de seguida:


 "As experiências de Rómulo de Carvalho revelaram-se importantes no seu tempo, uma vez que transmitiam conhecimento científico às massas. Algumas das experiências foram
replicadas pelos alunos do 11º ano, e nestas foi possível compreender o que são ilusões de ótica, de que forma sequências de imagens criam a ilusão de movimento, o que é o centro de massa, como funcionam os periscópios e o que são os ímanes e os campos magnéticos"  (André Martins)



   Ainda no dia 26, a comunidade escolar  teve a oportunidade de almoçar  com bases de tabuleiro em que estavam escritos poemas de António Gedeão. A Profª Teresa Santos e os funcionários do Bar foram os dinamizadores desta atividade.

"Homem

Inútil definir este animal aflito.
Nem palavras,
nem cinzéis,
nem acordes,
nem pincéis
são gargantas deste grito.
Universo em expansão.
Pincelada de zarcão
desde mais infinito a menos infinito. "

António Gedeão, in Movimento Perpétuo






Sem comentários:

Enviar um comentário