segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Pela primeira vez na Escola Secundária Rainha Dona Amélia realiza-se hoje uma atividade no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos e dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, envolvendo a participação de toda a comunidade escolar.
Na Biblioteca contámos com a "Maratona de Cartas" durante todo o dia. Esta "maratona" teve uma  quase total adesão por parte de alunos, docentes e funcionários. Além desta atividade também se realizou a "Escrita Humana" com os alunos do 7º e 8º anos, num total de 10 turmas.
Esperamos que com este dia iniciemos um longo e próspero caminho na educação e defesa dos direitos humanos.



 Equipa "Mudar pela Humanidade" (Clube Europeu)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Espírito natalício na BE!

Os alunos do secundário, das turmas 10º C2 e 11º C1 e C2 construíram a árvore de Natal da nossa biblioteca. Fizeram também a decoração do espaço. Foi muito animado! Dessa atividade, que contou com a colaboração da Profª Teresa Santos, ficam aqui algumas fotos!


A Inglês, os alunos da Profª Fernanda Sobral das turmas do 10º E2 e 11º A1 e E2 também realizaram  úteis e divertidas pesquisas orientadas na internet, habitualmente designadas por  Webquests, igualmente relativas  a esta época do ano.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Leituras de Natal no CSPA

No âmbito das atividades da Biblioteca de cooperação com outros docentes e envolvendo entidades externas, no dia 4 de dezembro, um pequeno grupo de alunas do secundário acompanhadas por três docentes incluindo um membro da Direção deslocaram-se ao Centro Social e Paroquial de Alcântara para efetuarem «Leituras de Natal» à população sénior. O Centro de Dia acolhe cerca de 30 idosos. Foram momentos de partilha entre gerações que enriqueceram todos os participantes. Aqui fica a vontade de regressar  e fotos alusivas.




terça-feira, 4 de dezembro de 2018

LER e PENSAR - balanço da sessão inicial

     Como anunciado,  realizou-se no passado dia 29 de novembro, na Biblioteca, a 1ª sessão da atividade trimestral «Ler e Pensar». A mesma consistiu na apresentação e reflexão sobre problemáticas da atualidade a partir da obra de  Yuval Noah Harari: 21 Lições para o Século XXI
Esta atividade foi dinamizada por docentes de diferentes áreas do conhecimento, tanto das Humanidades como das Ciências, tendo contado com  a participação de duas convidadas. Outros docentes presentes assim como alunos do secundário envolveram-se em animado debate sobre tópicos como: a escola do futuro e o que deve ser ensinado; a empregabilidade para a próxima geração; os perigos e desafios que a biotecnologia  e a inteligência artificial colocam à espécie humana enquanto desafios à sua essência,  problemáticas como a manipulação dos seres e das sociedades assim como o perigo do desemprego crescente e possível  irrelevância de inúmeros membros da sociedade.
Aqui ficam algumas fotos do evento e uma exclamação proferida por um dos alunos no final da atividade e que sintetiza o interesse que a mesma suscitou nos alunos: «Adorei!»




domingo, 2 de dezembro de 2018

Dias da Cultura Científica



   Durante a semana de 19 a 26 de novembro houve várias atividades no âmbito da comemoração dos "Dias da Cultura Científica" em colaboração com a biblioteca. Com efeito, no dia 24 de novembro celebra-se o Dia Nacional da  Cultura Científica e o Dia Mundial da Ciência. Na Biblioteca houve uma exposição de cartazes sobre Rómulo de Carvalho/António Gedeão que esteve patente até final de novembro assim como livros em destaque sobre Ciência.
No dia 26, na Biblioteca/Sala CEM duas turmas de 7º ano, no âmbito da disciplina de Português, realizaram uma pesquisa orientada para conhecer a dupla vertente de homem de ciência e de escritor após o visionamento e audição do poema "Pedra Filosofal". Em seguida, também dirigida aos alunos de 7º ano, realizou-se a oficina de Ciência dinamizada pelos alunos Ana Ruivo, André Martins, Catarina Correia, Gonçalo Carmo e Mauro Silva do 11º C1, que sob a orientação prévia da Profª Leonor Santos realizaram experiências científicas.
Eis um texto explicativo do teor dessas experiências que transcrevemos de seguida:


 "As experiências de Rómulo de Carvalho revelaram-se importantes no seu tempo, uma vez que transmitiam conhecimento científico às massas. Algumas das experiências foram
replicadas pelos alunos do 11º ano, e nestas foi possível compreender o que são ilusões de ótica, de que forma sequências de imagens criam a ilusão de movimento, o que é o centro de massa, como funcionam os periscópios e o que são os ímanes e os campos magnéticos"  (André Martins)



   Ainda no dia 26, a comunidade escolar  teve a oportunidade de almoçar  com bases de tabuleiro em que estavam escritos poemas de António Gedeão. A Profª Teresa Santos e os funcionários do Bar foram os dinamizadores desta atividade.

"Homem

Inútil definir este animal aflito.
Nem palavras,
nem cinzéis,
nem acordes,
nem pincéis
são gargantas deste grito.
Universo em expansão.
Pincelada de zarcão
desde mais infinito a menos infinito. "

António Gedeão, in Movimento Perpétuo