segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

O Papalagui - Balanço das tertúlias

   Como previsto, realizou-se no dia 4 de fevereiro a tertúlia sobre a obra O Papalagui de Tuiavii. Esta sessão teve a duração de 90 minutos e contou com a presença de seis docentes e três turmas do ensino secundário. Assim, leram-se excertos da obra e debateram-se animadamente problemáticas que a mesma coloca como: a vida no campo vs a vida no meio urbano; a vivência do tempo; a riqueza como um fator de liberdade ou de escravidão;  a importância da reflexão/pensamento na sociedade ocidental, entre outros. 
   Dado o interesse despertado por esta tertúlia, no dia 18 de fevereiro realizou-se uma nova sessão dedicada a esta obra com cerca de quarenta alunos do secundário e a presença de quatro docentes.
  Aqui fica desde já o convite para a quarta tertúlia, que terá lugar no 3º período, sobre um escritor nobelizado, a indicar oportunamente.






segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Cabine de Leitura no Jardim

     No dia 29 de janeiro, pelas 11h30, foi inaugurada uma Cabine de Leitura no Jardim do Alto de Santo Amaro. Esta cerimónia oficial contou com a presença do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, do Sr. Presidente da Fundação Altice - Portugal Telecom e  uma representante da Rede de Bibliotecas Escolares. Alunos das escolas envolventes animaram este evento com momentos musicais e sussurrando poemas e provérbios à população presente.
     Esta cabine telefónica modernizada e com prateleiras irá ter livros para diferentes faixas etárias. A Biblioteca da Escola Secundária Rainha Dona Amélia doou os primeiros livros infantis que já lá estão expostos juntamente com uma biografia de Einstein oferecida pelo Sr. Presidente da Fundação Altice. 
     No nosso país já existem cerca de duas dezenas destas cabines propiciadoras de hábitos de  leitura. As professoras bibliotecárias da Escola Francisco Arruda, da Escola Secundária de Fonseca Benevides e da Escola Secundária Rainha Dona  Amélia aceitaram o desafio da Junta de Freguesia de Alcântara para dinamizarem a  leitura  a partir deste espaço, sempre numa perspetiva de partilha e colaboração. A ajuda de docentes, alunos, pais e população envolvente é essencial para que este projeto  atinja os seus objetivos.