terça-feira, 30 de abril de 2024

Exposição na Biblioteca Escolar- 50 anos de democracia

 Integrando a celebração dos 50 anos do 25 de abril, está aberta à comunidade escolar uma exposição.  Da mesma constam cartazes cedidos pela Associação 25 de abril, mas também livros, uma coleção de autocolantes e cromos do período pós 25 de abril, pertencentes ao espólio da Biblioteca. Desde o dia 16 de abril que várias turmas têm visitado a exposição e lido poemas de autores variados, relativos à temática.

Aqui fica um especial agradecimento aos membros da Equipa da BE que ajudaram a montar a mesma e a dinamizar atividades, em particular as docentes Ana Paula Milhano e Tereza Santos. 

Eis algumas imagens alusivas à exposição:


                                                 












A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares


segunda-feira, 22 de abril de 2024

AURORA - 25 de abril na 1ª pessoa

 No âmbito das comemorações do 25 de abril, a convite da  Biblioteca de Alcântara, as turmas de 12º H2 e 12º C1 da nossa escola participaram no evento denominado "AURORA - o 25 de abril na 1ª pessoa" no dia 12 de abril.

Tratou-se-se dum espetáculo teatral cuja excerto da sinopse passamos a transcrever:

"Uma estudante universitária é presa a 3 de maio de 1973. É levada para Caxias onde, com perversos requintes, é submetida a longos períodos de tortura, às mãos dos inspetores e agentes da PIDE-DGS.[...] Foi ostensivamente torturada, humilhada, espancada, agredida e massacrada por lutar contra a Ditadura e defender o fim da Guerra Colonial. Não falou.
Agarrou-se às flores e ao seu direito de resistir.
A voz era dela e a dignidade também, por muito que lha quisessem tirar."

Este espetáculo foi interpretado por Inês Melo e baseado em testemunhos reais de presos políticos na ditadura, com especial enfoque na história de Aurora Rodrigues.
Após o espetáculo seguiu-se uma breve conversa e uma visita guiada à Biblioteca de Alcântara. O nosso agradecimento à docente de Filosofia, Tereza Santos, que participou nesta atividade.

Eis algumas fotos do evento:





A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares




sexta-feira, 19 de abril de 2024

5 décadas de democracia - o que mudou?

 No dia 18 de abril, a convite da Rede de Bibliotecas Escolares, vários professores bibliotecários tiveram a oportunidade de assistir à inauguração da exposição "5 décadas de democracia - o que mudou?", no Auditório da Escola Secundária de Camões. Este evento foi organizado pela Pordata e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos que disponibilizam igualmente um conjunto de recurso pedagógicos para exploração das infografias, relativas ao país antes e após o 25 de abril de 1974.

Eis fotos ilustrativas dessa manhã em que estivemos presentes:




(Cartaz/infografia)


                                                              (Palestra)

A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares

segunda-feira, 15 de abril de 2024

quinta-feira, 11 de abril de 2024

25 de Abril na 1ª pessoa - Domingos Abrantes

No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de abril, a Biblioteca Escolar da ESRDA teve a oportunidade de participar num dos vários eventos organizados pela Biblioteca de Alcântara, à qual agradecemos. 

Assim, no dia 19 de março, de manhã, uma turma de 9º ano, acompanhada pela docente de Português, Profª Berta Ferreira, assistiu ao testemunho de Domingos Abrantes, opositor ao regime do Estado Novo, Deputado da Assembleia da República e membro do Conselho de Estado desde 2016. Entre as várias experiência pessoais relatadas destacamos a da fuga da prisão de Caxias em 1961.

Eis algumas imagens desses momentos de partilha e diálogo entre gerações.






 

A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares

Solução do Desafio Matemático de fevereiro 2024

 



Solução – Desafio Matemático de fevereiro 2024

Se o nº de crianças é o triplo dos adultos e no total são 120 pessoas, temos que o nº de adultos é 30 (120:4=30) e o nº de crianças é 3 x 30 = 90 crianças.

Ora as 90 crianças pagam 90 x 10 = 900 euros e os adultos pagam, igualmente, 900 euros no total.

Analisando as possibilidades, a única solução possível é a de que 20 adultos compraram bilhete com desconto (20 x 20 = 400 euros) e 10 adultos compraram bilhete normal (10 x 50 = 500 euros).


Prof. António Percheiro (Dep. de Matemática) e Ana Cristina Tavares (Profª Bibliotecária)