terça-feira, 5 de novembro de 2013

Autor do mês - outubro


Ana Teresa Pereira
Ana Teresa Pereira nasceu em 1958 no Funchal, onde vive.

Deixou o estudo da Filosofia para se dedicar à prática das Letras e tem já uma longa e variada carreira. 

Em 1989, publicou o seu primeiro livro, Matar a Imagem, com o qual ganhou o Prémio Caminho Policial. Em 1990, na colecção Campo da Palavra publicou o romance As Personagens.

Estreou-se na literatura infantil com A Casa da Areia e A Casa dos Penhascos, dando assim início a uma nova coleção para jovens.

Desde o seu primeiro livro tem vindo a publicar regularmente. A singularidade da sua temática e a concisão da sua escrita conferem -lhe um lugar próprio na literatura portuguesa atual. Na sua obra repetem-se os cenários, e ainda os gestos e sentimentos. Há situações que se vão misturando, tocam-se e trocam-se refazendo-se noutras histórias.

Com mais de trinta livros já publicados, continua a ser uma desconhecida do grande público. Nem o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, entregue em 2012 a “O lago”, aboliu o anonimato que rodeia a sua obra. Há anos que não vem a Lisboa, pediu para receber o prémio da APE por correio e não tem círculos de pertença. É tão discreta que não se promove nem deixa que a promovam. Limita-se a escrever e deixa que individualmente a descubramos nas livrarias.

Sem comentários:

Enviar um comentário