segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Encontro na Biblioteca - Margarida Palma

A escritora Margarida Palma esteve hoje na Biblioteca numa sessão de apresentação do seu livro, Veio depois a noite infame. Nesta sessão estiveram presentes alunos de três turmas do ensino secundário acompanhados pelos professores Heitor Rodrigues, Ana Margarida, Filipa Barreto, Esperança Braga e o jornalista Ricardo Duarte do Jornal de Letras. A sessão foi iniciada com uma breve apresentação feita pela Srª Diretora da Escola, Professora Isabel Le Gué que introduziu alguns dados biográficos da escritora.

De seguida o jornalista Ricardo Duarte suscitou um conjunto de questões relativas ao trabalho da escrita, às motivações e gostos da escritora pela História e ao modo como integra a narrativa ficcional na construção da história. Foram levantadas diversas questões por alguns alunos tendo a escritora Margarida Palma respondido de um modo muito afectuoso às questões colocadas. 

Do encontro ficou um conjunto de partilhas de gosto pela escrita, do valor da Literatura para reencontrar a respiração das pessoas nas suas épocas e de as fazer reviver na atmosfera cultural e social do seu tempo. Foram referidos aspetos muito relevantes sobre o período da 1ª República nos seus aspetos políticos, sociais e culturais tendo todos ganho muito com a informação disponibilizada pela escritora. A instabilidade política, as contradições da 1ª República e todo o ambiente decorrente de uma época de grandes conflitos (Revolução Russa, 1ª Guerra Mundial) deu aos que estiveram presentes uma ideia mais clara sobre esses tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário