quinta-feira, 31 de março de 2022

O Cavaleiro da Dinamarca - 7º-5ª

Terminamos hoje a publicação de desenhos e textos da turma do 7º-5ª, a propósito do estudo interdisciplinar da obra O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia Andresen. Aqui fica o nosso agradecimento aos alunos e aos docentes dinamizadores da atividade, Profª Berta Ferreira (Português) e Prof. Francisco Silva (Educação Visual).


Desenho de Ricardo


"Concordo que o Cavaleiro, do início ao final do conto, revela ter um comportamento que se orienta por vários valores, como a fé, a família, a honra e a persistência, por isso podemos aprender muito com a sua história.

De facto, ao longo da narrativa, o Cavaleiro revela ser um homem de fé, dado que um dos seus objetivos era passar o Natal na gruta onde Jesus nasceu. Lá, o Cavaleiro rezou muito. Também preza o valor da família, uma vez que, todas as noites de Natal, o protagonista e a sua família se reuniam para festejar o nascimento de Cristo. Por fim, o Cavaleiro demonstra ser um homem persistente e honrado, já que passa um ano numa viagem de regresso, durante a qual lhe é pedido inúmeras vezes para permanecer onde está, mas o peregrino rejeita sempre, pois tem de chegar a sua casa antes do dia 25 de dezembro.

Na minha opinião, foi demonstrado diversas vezes que o Cavaleiro tem um caráter e atitudes exemplares, por isso podemos aprender muito com esta personagem e com a sua história."

 Luiz Paixão e Ricardo Gavrilas (autoria do texto)



Desenhos de Santiago e Tiago


A Profª Bibliotecária: Ana C. Tavares



 

terça-feira, 29 de março de 2022

O Cavaleiro da Dinamarca - 7º -5ª- continuação

 Aqui apresentamos mais um conjunto de textos e/ou desenhos da turma do 7º -5ª, a propósito de uma atividade interdisciplinar de Português (Profª Berta Ferreira)  e Educação Visual (Prof. Francisco Silva), tendo por objeto o estudo da obra O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia Andresen. Eis um dos comentários escritos por um grupo de alunos:

           Na nossa opinião, o Cavaleiro da Dinamarca, do início ao fim do conto, revela ter um comportamento que se orienta por vários valores como: a fé, a família, a honra, a persistência, a coragem, a determinação e a valentia. Por isso, podemos aprender muito com esta história.

            O Cavaleiro revela ser um homem de fé, dado que queria muito fazer uma peregrinação à Terra Santa para orar na gruta onde Jesus de Nazaré nasceu. A sua fé também lhe permitiu ultrapassar as adversidades da viagem, rezando sempre que enfrentava os diversos perigos.

A persistência e a honra do Cavaleiro marcam o seu caráter, pois nunca desistiu, apesar dos contratempos.  

Também prezava o valor da família, uma vez que, ao longo da sua aventura, rejeitou vários convites para ficar nas terras dos vários amigos que foi fazendo durante a viagem de regresso, para não quebrar a promessa que tinha feito à sua família, isto é, voltar a casa antes do Natal seguinte.

Em conclusão, podemos afirmar que o Cavaleiro esteve sempre bem: o facto de ser corajoso e determinado fez com que nunca desistisse de cumprir o seu propósito de ir à Terra Santa, e sempre com o intuito de regressar a casa, são e salvo, para junto da sua família, na data prometida."

 Daniel Águas

João Faro

Martim Jesus


Desenho de Laura

A Profª Bibliotecária: Ana C. Tavares



sexta-feira, 25 de março de 2022

O Cavaleiro da Dinamarca - 7º-5ª

 Partilhamos neste espaço, durante o mês de março, textos e desenhos feitos por alunos do 7º-5ª no âmbito do estudo da obra O Cavaleiro da Dinamarca. Esta atividade foi desenvolvida nas disciplinas de Português e Educação Visual, tendo sido dinamizada pelos docentes Berta Ferreira e Francisco Silva.

Desenho de Matilde



"Concordamos que o Cavaleiro, do início ao final do conto, revela ter um comportamento que se orienta por vários valores, como a fé, a família, a honra e a persistência, por isso podemos aprender muito com a sua história.

  De facto, o Cavaleiro revela ser um homem de fé, dado que foi em peregrinação à Terra Santa, para passar a noite de Natal a rezar na gruta onde nasceu Jesus.

  Também preza o valor da família, uma vez que recusou hospedaria em diversos locais, sabendo dos perigos que corria, optou por seguir em frente e tentar ultrapassar todos os obstáculos para chegar a tempo de cumprir a promessa que fez à família: passar a noite de 24 de dezembro na sua casa!

  Ainda a persistência e a honra marcam o seu caráter, já que fez de tudo para cumprir o seu objetivo e a promessa que tinha estabelecido.

  Em suma, consideramos a atitude do Cavaleiro exemplar e um grande gesto de amor a Deus."

Matilde Avillez

Maria Matos

João D´Avyla


A Profª Bibliotecária: Ana C. Tavares


quinta-feira, 24 de março de 2022

O Cavaleiro da Dinamarca - 7º-5ª

 Aqui estão novos contributos de alunos do 7º-5ª, no âmbito do estudo interdisciplinar da obra O Cavaleiro da Dinamarca, na disciplina de Português (Profª Berta Ferreira) e Educação Visual (Prof. Francisco Silva).

Desenho de Martim Lopes


"Concordo que o Cavaleiro, do início ao final do conto, revela ter um comportamento que se orienta por vários valores, como a fé, a família, a honra e a persistência, por isso, podemos aprender muito com a sua história.

    De facto, o Cavaleiro revela ser um homem de fé, dado que ele viaja para Jerusalém com o objetivo de visitar a Terra Santa e rezar na gruta onde Jesus nasceu.

    Também preza o valor da família, uma vez que negou convites locais, onde estaria em segurança, tudo para cumprir a promessa que fez à sua família.

    A persistência e a honra marcam o seu caráter já que, no conto, o Cavaleiro permanece determinado em cumprir a promessa que fez à sua família, e demonstra honra, pois é um homem de palavra que cumpre as suas promessas.

    Para concluir, penso que o Cavaleiro é um exemplo para todos nós, dado que é um homem de palavra, é honrado, nunca desiste, é persistente, e dá valor à sua família, preza o valor da mesma."

Julian Santos

Laura Labrincha

Maria Marinho


A Profª Bibliotecária: Ana C. Tavares



quarta-feira, 23 de março de 2022

O Cavaleiro da Dinamarca - 7º-5ª

 Continuamos, durante o mês de março, com a publicação de textos e desenhos feitos por alunos do 7º-5ª no âmbito do estudo interdisciplinar da obra O Cavaleiro da Dinamarca


Desenhos de Marta e Martim


    "Na nossa opinião, O Cavaleiro, do início ao final do conto, revela ter um comportamento que se orienta por vários valores, como a fé, a família, a honra e a persistência, por isso, podemos aprender muito com a sua história.

     O Cavaleiro revela ser um homem de fé, dado que ao longo da ação pratica vários atos religiosos, como, por exemplo, quando na floresta invoca a ajuda divina através da oração: “- Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade.”.

      Também preza o valor da família, uma vez que recusou diversas ofertas, tanto de trabalho como de lazer, para passar o Natal com a sua família.

      A persistência e a honra marcam o seu caráter, já que, ao chegar ao Porto de Génova para apanhar um barco para Flandres, quando todos os barcos tinham partido, o Cavaleiro, para honrar a sua palavra, decidiu ir a cavalo, por terra.

      Em suma, o Cavaleiro era um homem muito persistente e que respeitava muito a sua família e as suas promessas, também era um homem que tinha Deus muito presente na sua vida, era um verdadeiro cristão, por isso, podemos aprender muito com a sua história."

Leonor Silva

Inês Silva

Marta Cavaco


A Profª Bibliotecária: Ana C. Tavares


terça-feira, 22 de março de 2022

O Cavaleiro da Dinamarca - 7º-5ª

 Eis novos textos e imagens da atividade interdisciplinar de Português (Profª Berta Ferreira) e Educação Visual (Prof. Francisco Silva), da turma 7º-5ª, a propósito do estudo da obra O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia Andresen:

"Concordo que o Cavaleiro, do início ao final do conto, revela ter um comportamento que se orienta por vários valores, como a fé, a família, a honra e a persistência, por isso, podemos aprender imenso com a sua história.

De facto, o Cavaleiro revela ser um homem de fé, dado que foi em peregrinação à Terra Santa para poder rezar e fazer pedidos a Deus e aos Anjos na gruta onde Jesus nasceu. A partir desta decisão, podemos concluir que o Cavaleiro é um corajoso Cristão, porque em tempos em que as viagens eram perigosas, viajou para longe para estar mais perto de Deus.

Este homem também preza o valor da família, uma vez que recusou as ofertas do Mercador, do banqueiro Averardo e do negociante para cumprir a promessa que tinha feito à sua família e arriscou a perder-se na floresta para chegar a tempo até ela. Na nossa opinião, ele teve atitudes muito nobres, pois fez o que ninguém faria, como recusar ofertas irresistíveis e cometer loucuras para estar com a família.

A persistência e a honra marcam o caráter do Cavaleiro, já que fez tudo para honrar a sua promessa, recusando belas ofertas e sendo persistente, caminhando perante todas as dificuldades para chegar a tempo a casa. Consideramos que a honra e a persistência do Cavaleiro estão interligadas com o grande valor que ele atribui à família.

Em suma, o Cavaleiro é um homem de fé religiosa, que preza o valor da família, e é persistente e honrado, como prova a perigosa viagem que foi capaz de fazer para poder rezar perto de Deus e estar com os seus no Natal, dois anos depois. Pessoas como esta são exemplares e por essa razão a sua história tem muito para nos ensinar."

Tiago Valente

Santiago Fernandes

Martim Lopes



Desenhos de Leonor e Luís

A Profª Bibliotecária: Ana C. Tavares



sexta-feira, 18 de março de 2022

O Cavaleiro da Dinamarca - atividade interdisciplinar - 7º-5ª

Vamos aqui publicar, durante o mês de março, um conjunto de textos e desenhos da turma do 7º -5ª, a propósito de uma atividade interdisciplinar de Português (Profª Berta Ferreira)  e Educação Visual (Prof. Francisco Silva). 

Eis o texto/desafio da docente de Português, a propósito do estudo da obra de Sophia Andresen:

"Tendo em conta a partilha de opiniões realizada em aula a propósito da definição do traço de personalidade que os alunos destacam no protagonista de O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, foi apresentado a cada grupo de alunos o desafio de elaborar um comentário escrito sobre a afirmação apresentada:

O Cavaleiro, do início ao final do conto, revela ter um comportamento que se orienta por vários valores, como a fé, a família, a honra e a persistência, por isso, podemos aprender muito com a sua história."

Eis os desenhos dos alunos: Francisca Marinho, Francisca Matos, Daniel e João Faro.





A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares




terça-feira, 15 de março de 2022

Clube de Leitura no secundário

 Iniciou-se na sexta-feira, dia 14 de janeiro, a 1ª sessão do Clube de Leitura com a turma do 10º  C3, na biblioteca da nossa escola. No dia 24 de fevereiro teve lugar a 4ª e última sessão.

Esta atividade, dinamizada pela mediadora de leitura, Andreia Brites, integra-se no "Movimento 14-20 A LER" do Plano Nacional de Leitura.

Os alunos poderão ainda trocar impressões de leitura e opiniões num mural digital, a partir da obra  A metamorfose de Kafka.  Elementos da Universidade Sénior de Alcântara  também estão a  ler este clássico da literatura universal e poderá estabelecer-se um profícuo diálogo entre gerações, a propósito da literatura.

Aqui fica igualmente o nosso agradecimento às docentes colaboradoras nesta atividade.



A Profª Bibliotecária: Ana Tavares

quarta-feira, 9 de março de 2022

Semana da leitura - 7 a 11 de março.

 Na semana de 7 a 11 de março celebra-se a SEMANA DA LEITURA.

Visite  a página do PNL para conhecer os vários eventos, desafios e assistir em direto a vídeos com diferentes convidados. Ao clicar acede ao Programa da SEMANA da LEITURA


Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares

terça-feira, 8 de março de 2022

"Mulher" - Ary dos Santos.

 8 de março: Dia Internacional da Mulher. 

MULHER

A mulher não é só casa
mulher-loiça, mulher-cama
ela é também mulher-asa,
mulher-força, mulher-chama

E é preciso dizer
dessa antiga condição
a mulher soube trazer
a cabeça e o coração

Trouxe a fábrica ao seu lar
e ordenado à cozinha
e impôs a trabalhar
a razão que sempre tinha

Trabalho não só de parto
mas também de construção
para um filho crescer farto
para um filho crescer são

A posse vai-se acabar
no tempo da liberdade
o que importa é saber estar
juntos em pé de igualdade

Desde que as coisas se tornem
naquilo que a gente quer
é igual dizer meu homem
ou dizer minha mulher

ARY DOS SANTOS

Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares

 

Desafio matemático do mês de março.

 


Profs. António Percheiro e Ana Tavares

Solução do desafio matemático de fevereiro.

 

Desafio matemático de fevereiro.

Solução do mês de fevereiro:

DESAFIOS MATEMÁTICOS

SoluçãoO animal de estimação do Filipe é o gato.

Se o peixe vive na casa do meio e o cão mora ao lado do Afonso, então o Afonso também vive na casa do meio. Como o João tem um animal de estimação cor de laranja e o gato é amarelo, só lhe resta o cão. Assim, o Filipe tem um gato.


Profs. António Percheiro e Ana Tavares