segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Livro do mês de outubro 2023

 


Vamos tomar como base o livro “ NÓS E OS OUTROS” – o poder dos laços sociais, de Maria Luísa Pedroso de Lima, Fundação Francisco Manuel dos Santos

 

Vamos falar de Cidadania. Este ano vamos ter o Plano de estratégia de Cidadania na escola que é transversal a todos os anos de escolaridade. Daí a escolha deste tema para primeira proposta de leitura do ano letivo 2023-2024.

O termo Cidadania, já muito antigo, vem da Grécia Clássica, e ganhou importância com o surgimento da democracia e a necessidade de participação dos cidadãos nas assembleias.

Hoje, este termo, é muito abrangente e aglutina não só a vertente política mas também a vertente social e cívica ligada à nossa participação nas várias instituições ou associações em que somos chamados a participar.

Como a autora refere, logo na abertura do livro, “vivemos num mundo que valoriza a individualidade e o sucesso”, mas, todos somos o fruto de uma interação com os outros com quem fomos convivendo. Isto significa que não somos plenamente humanos senão pelos laços sociais que nos envolvem e que apelam também a que participemos na construção de um Mundo Melhor.

Também é preciso salientar o papel da escola como instituição cujo papel principal é formar cidadãos em todas as dimensões – cognitiva, social, afetiva, de partilha e cooperação, com equilíbrio físico e mental.  Tudo isto acentua o papel determinante dos laços sociais através da relação com o (s) outro(s) nos grupos que atravessam o espaço e o tempo da nossa existência.

Enfatiza ainda a autora “ os outros são uma fonte importante de construção da nossa identidade” e “ consoante a cultura em que nascemos, somos moldados para desenvolver, cada vez mais laços” (p. 25), potenciados pela rápida difusão da informação e comunicação, pelo contacto com outras culturas e a diferença que tal implica. Também podemos escolher os grupos a que queremos pertencer – por exemplo, ser não fumador, ser de determinado partido político, ser ambientalista, ser ciclista e praticar desportos ao ar livre, ser cuidador e prestar auxílio a quem sofre ou está só, ser voluntário e participar numa qualquer associação.

Todos estes aspetos nos desafiam quotidianamente a lidar com os problemas que enfrentamos e que ultrapassam em muito o nosso “eu egoísta” obrigando-nos a assumir os nossos compromissos e deveres para com os outros. A escola, como instituição de formação de pessoas por excelência, não se pode eximir a essa responsabilidade de lutar por uma sociedade mais equitativa, mais justa e inclusiva, onde todos possam ter lugar.

A relevância desta temática justifica a existência do Plano de Cidadania na Escola bem como a necessidade de os alunos participarem ativamente nos projetos da Escola, nas várias dimensões que eles assumem.

 

 PARTICIPA E APRENDE A SER UM BOM CIDADÃO!

 

 

                                         A Equipa da BE

     Professora de Filosofia e Coordenadora da Estratégia de Cidadania da ESRDA

 

                                                               Isabel Nunes de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário