quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

A Inteligência Artificial nas escolas

 Apresentamos de seguida uma breve reflexão sobre os desafios colocados pela Inteligência Artificial nas escolas:




«Para muitos no mundo da educação, a inteligência artificial é um demónio à solta, que permitirá que os alunos trapaceiem com impunidade e, potencialmente, substituirá os empregos dos educadores. Para outros, é uma panaceia face aos inúmeros desafios da educação. “É ‘o mundo inteiro está a chegar ao fim por causa da IA’, o que não é verdade, e do outro lado, ‘a IA vai resolver todos os nossos problemas’, o que também não é verdade”, diz Richard Culatta, diretor executivo da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação (ISTE).

Na verdade, a IA, como toda a tecnologia, não é inerentemente boa nem má; o que importa é como ela é usada. E a pesquisa deste relatório sugere que a maneira mais eficaz de usar a inteligência artificial nas escolas é como uma ferramenta que apoia os educadores em vez de os substituir. É melhor pensar que é “complementar ao julgamento humano, não é para o substituir”, diz John Bailey, ex-diretor de tecnologia educativa nos EUA. “Não é bem um tutor. Está longe da aprendizagem personalizada. Mas é como ter um assistente muito inteligente que estará sempre disponível para o ajudar com perguntas e gerir o seu trabalho.”»

Alina Tugend


A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Livros do mês de janeiro de 2024

 No âmbito do  evento "Asas de Leitura" em que a Imprensa da Universidade de Coimbra e a Rede de Bibliotecas Escolares ofereceram livros às bibliotecas escolares, selecionámos como sugestão de leitura do mês de janeiro de 2024 dois títulos  de divulgação científica para diferentes faixas etárias:

1- A alga que queria ser flor com autoria de Ana Cristina Tavares e ilustrações de Joana Barata, publicado em 2013 pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

Este livrinho para um público mais jovem, cuja autora é bióloga e investigadora na Universidade de Coimbra,  tem versão bilingue (português/castelhano), divulgando, de modo lúdico, conhecimentos da Botânica com a identificação e  evolução dos principais grupos vegetais.



2- Músicas do mundo de José Eduardo Braga, publicado em 2009 também pela imprensa da Universidade de Coimbra.

Deixamos aqui a apresentação do autor que sintetiza bem o conteúdo deste breve livro fornecendo um panorama da denominada World Music e que inclui os vários continentes:

"Como é musical este planeta ... tal poderia ser o mote a presidir ao espírito deste livrinho. E, sem pretensões de espécie alguma, gostaríamos de ver nele um pequeno estímulo para o leitor se atrever a dar o passo seguinte: arranjar maneira de ouvir estas músicas que nem um milhão de palavras conseguirá alguma vez definir [...] Músicas do mundo é um princípio possível para uma viagem sonora por territórios aqui esboçados e por outros apenas imaginados. 

Boa viagem."




A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

"ASAS de LEITURA" - oferta de livros à BE

     No dia 10 de janeiro, a nossa biblioteca escolar esteve presente na Escola Secundária Vergílio Ferreira, durante a Cerimónia de oferta de livros para as bibliotecas escolares dos concelhos de Lisboa e Sintra.

    Este evento insere-se na comemoração dos 250 anos das Reformas Pombalinas da Universidade de Coimbra e da fundação da sua Imprensa. Assim, a referida universidade tem vindo a doar livros às bibliotecas integradas na RBE, no âmbito do programa de disseminação científica "Asas de Leitura". Esta sessão contou com a presença do Sr. Ministro da Educação, da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares e do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

    Eis algumas fotos relativas ao evento:




A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Sobre a literacia da leitura...

 Aqui fica um vídeo em que Pacheco Pereira explica brevemente a importância de sabermos ler, descodificar e interpretar diferentes documentos e símbolos, mencionando igualmente a denominada Literacia da Leitura. Ainda nos são dadas sugestões de diferentes leituras!





A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares