Holocausto
A comemoração do 80.º aniversário da libertação do campo de concentração-extermínio de Auschwitz será assinalada com a exposição Holocausto na Biblioteca Escolar.
A comunidade escolar poderá inteirar-se de alguns dos horrores vividos por milhões de pessoas nos campos de concentração e extermínio sob domínio nazi. A exposição pretende alertar para as condições sub-humanas de vida, refeições, trabalhos pesados, execuções e experiências científicas a que estiveram sujeitos milhares de homens, mulheres e crianças prisioneiros da política racial e antissemita da ideologia nazi.
Elementos mais frágeis de qualquer sociedade, muitas crianças e jovens vivenciaram situações, nos campos de concentração e extermínio que retrataram em ilustrações encontradas após a libertação dos campos.
Na dedicação à escrita e à leitura estará exposta uma breve biografia dos momentos mais marcantes da vida e obra de Anne Frank. Como sinal de esperança na Humanidade, os visitantes poderão conhecer as ações de altruísmo de um Justo português Aristides de Sousa Mendes.
O enquadramento histórico será apresentado em ferramenta digital para que os alunos possam perceber a evolução de segregação/perseguição que as instituições políticas alemãs tiveram perante a comunidade judaica e outras minorias na década de 30 do século XX.
No atual contexto internacional de conflitos armados e intolerâncias este será um oportuno momento de reflexão sobre o caminho da seguir pela Humanidade.
Profª Ana Cristina Silva (História)
*****
Eis algumas imagens da exposição que estará na Biblioteca Escolar entre 27 e 31 de janeiro:
Sem comentários:
Enviar um comentário