segunda-feira, 30 de março de 2020

Aulas à distância - sugestões para alunos

"Regras para acompanhar as aulas à distância


O ensino a distância tem inúmeras vantagens, mas, se não fores focado e metódico, podes, facilmente, desmotivar-te e sentires dificuldades em acompanhar as aulas.

1 - Para começar

Antes de começares a realizar as tarefas propostas pelos teus professores, assegura-te que percebes o que se pretende com a tarefa. Não hesites, questiona! Não fiques com dúvidas!
nota.png
Se, ainda assim, tiveres dúvidas ou dificuldades na resolução das tarefas offlinecontacta o professor, ou um colega para te ajudar.

ideia.png
Cria um grupo de estudo virtual, onde troques ideias e conhecimentos que te facilitem o estudo, te ajudem na realização das tarefas e te tragam segurança e crescente motivação.

2 - Começando

Olha com atenção para os critérios de avaliação da tarefa (se não os tiveres, pede-os ao teu professor) para perceberes melhor o que se pretende e para que te possas autoavaliar. Desta forma, consegues avaliar se o que fizeste corresponde ao solicitado.
nota.png
Os critérios de avaliação são por vezes difíceis de descodificar. Pede ajuda ao teu professor, para que esclareça o que é pressuposto aprenderes. Só assim te poderás autoavaliar, isto é saber se aprendeste os conteúdos ou não. 
ideia.png
Cria uma tabela de classificação de 1 a 5 e coloca lá cada os critérios de avaliação de cada uma das disciplinas. Estabelece metas para que possas ir melhorando, tendo em conta a tua autoavaliação. Esta grelha ajudar-te-á também a perceber os conteúdos em que tens mais dificuldades. São estes os conteúdos em que deverá incidir o teu estudo. Se for difícil para ti estudar sem apoio, pede ajuda aos professores e/ ou ao teu grupo de estudo virtual.

3 - A todo o vapor

Os professores podem ter a tendência de submeter muitas tarefas, na tentativa de te ajudar a consolidar aprendizagens. Mas isso pode gerar alguma confusão na tua organização do estudo.
 Cria, por isso, um plano de trabalho individual, a partir do plano inicial fornecido pela escola. Só assim conseguirás gerir as tarefas atempadamente e saberes qual o tempo lúdico com que ficas.
nota.png
Para simplificar a tua organização do tempo, inclui nesse plano de trabalho um item "tarefa concluída". Assim, quando tiveres toda essa coluna preenchida, sabes que cumpriste o teu plano.
ideia.png
Partilha o teu plano com os teus professores e colegas para que o teu exemplo possa ser útil a outros. Para além disso vais surpreender os teus professores.

4 - Recapitulando

Os professores costumam dar feedback sobre as tarefas que vais concluíndo. Este feedback é importantíssimo para que possas autoavaliar as tuas aprendizagens. Ouve/ vê/ lê com atenção as sugestões dos professores e compara-as com a tua autoavaliação. Assim perceberás quais são os teus pontes fortes e o que deverás melhorar.
nota.png
Se tirares partido do feedback dos professores, melhorarás de tarefa para tarefa, o que, para além da motivação, te tornará um aluno de excelência.
ideia.png
Cria um fórum de discussão com a tua turma onde cada um coloque sugestões de melhoria que encontraram a partir do feedback dado pelos professores. Desta forma, para além de perceberem o que os professores querem que aprendam, criam uma rede de partilha colaborativa genial. "

terça-feira, 17 de março de 2020

Isolamento Social: sugestões de atividades e leituras

   Neste momento atípico e desafiante que vivemos a nível global, iremos deixar aqui sugestões de atividades e leituras para todas as faixas etárias. Que este seja um momento que recordemos mais tarde, não apenas com desgosto ou ansiedade, mas como aquele em que aproveitámos para estreitar laços familiares e fazer novas descobertas!
   É a altura ideal para:
  •  ler os clássicos ou novidades em formato de papel ou digital;
  •  aproveitar para ver os filmes ou séries para as quais ainda não houve tempo;
  •  ouvir música;
  •  fazer exercício dentro de 4 paredes;
  •  meditar e relaxar; 
  • arrumar e organizar a casa;
  • desencantar os jogos de tabuleiro;
  • realizar trabalhos manuais;
  • simplesmente não fazer nada!

   O PNL 2027 tem várias sugestões e aqui deixamos a hiperligação para consultarem as mesmas:




segunda-feira, 9 de março de 2020

Concurso de Escrita Criativa na Biblioteca - 26 de março

   No dia 26 de março de 2020 terá lugar um Concurso de Escrita Criativa das 11H40 às 13H, na Biblioteca da ESRDA.
   Os textos a concurso devem abordar temáticas no âmbito da Cidadania: respeito pelo outro, aceitação das diferenças, liberdade de expressão ...
   Esta  atividade insere-se no projeto da Biblioteca «Ler, Ver e Pensar», integrado no «Movimento 14-20 A LER» - PNL 2027.


   O concurso destina-se a 2 categorias:

  • Categoria 1 - alunos dos 14-15 anos
  • Categoria 2 - alunos dos 16-18 anos 
   A inscrição é feita na Biblioteca até dia 20 de março. Aí poderá igualmente ser consultado o Regulamento do Concurso.

  Todos os alunos participantes receberão um Certificado de Participação e os alunos com os dois melhores textos, em cada categoria, terão um cheque Fnac no valor de 25 Euros, entregue por um Representante da Associação de Pais.




quarta-feira, 4 de março de 2020

Palestra Científica - Semana da Leitura

    A Biblioteca Escolar da ESRDA, convida a assistir à palestra científica do Prof. Dr. Mário Mendes, no dia  dia 11 de março, pelas 10H, na sala de audiovisuais. O palestrante é docente  e investigador e irá falar-nos sobre:

«O aparecimento das primeiras flores e as plantas do grupo das Bennettitales-Erdtmanithecales-Gnetales.»

 Eis mais informação sobre a temática a ser desenvolvida:

«As angiospérmicas (plantas com flor), desenvolveram-se a partir do Cretácico Inferior, há cerca de 135 milhões de anos, e atualmente dominam a vegetação terrestre. Apesar dos estudos desenvolvidos, muitos aspetos relacionados com a evolução das angiospérmicas continuam por esclarecer. Em termos evolutivos, a radiação e diversificação das angiospérmicas podem ser descritas como algo repentino, um súbito evento evolutivo que Charles Darwin designou como abominable mystery e constitui tópico de incontornável interesse botânico.»







 Assim, celebramos a leitura como ato comunicativo e de diálogo com a Ciência, na Semana da Leitura  que decorre entre 9 e 13 de março. 
  Um agradecimento à Profª Sabina Tique (Biologia) que proporcionou este encontro.

domingo, 1 de março de 2020

Biblioterapia - Tertúlia Literária

     No dia 17 de fevereiro, teve lugar na sala de audiovisuais uma Tertúlia Literária subordinada à temática da Biblioterapia. A obra para reflexão conjunta teve como título  Remédios Literários da autoria de Ella Berthoud e Susan Elderkin.
      Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do projeto da Biblioteca «Ler, Ver e Pensar», integrado no «Movimento 14-20 A LER» do PNL 2027 e contámos com a presença de membros da Universidade Sénior de Alcântara, um dos parceiros do projeto, e da Profª Isabel Nunes de Sousa (Filosofia).


      A interação e troca de experiências entre as diferentes gerações presentes foi muito interessante e tivemos a oportunidade de ler excertos de obras como À espera no centeio  de J. D. Salinger, O retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde ou Bicicleta à chuva de Margarida Fonseca Santos.
     No final da sessão, os alunos do secundário presentes escolheram  o livro para a próxima Tertúlia, a ter lugar no dia 6 de maio. A obra selecionada foi o clássico de Richard Bach Fernão Capelo Gaivota.
     A dinamização desta atividade esteve a cargo da Profª Teresa Santos (Filosofia) e da Profª Bibliotecária, Ana Cristina Tavares.