quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Um Natal diferente ... colabora no PADLET da Biblioteca Escolar

 

Natal é sempre Natal, é o tempo da família, dos encontros à volta da mesa, dos presentes, dos afetos, aqui e nos quatro cantos do Mundo.

Este, embora diferente, continua a despertar em nós emoções e sensações inesquecíveis.

Participa no mural digital PADLET até ao final de janeiro, no seguinte endereço: 

  https://padlet.com/bibliotecaesrda/natal2020

                  


por meio dos mais diversos suportes:

- fotografia

- desenho

- vídeo

- texto escrito ou em áudio (narrativa, poesia, diário, receitas..)

 




A Equipa da Biblioteca Escolar: Ana Tavares e Fernanda Gil


sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

O pior contador de histórias do mundo!

    No dia 20 de novembro, três turmas da ESRDA beneficiaram de três sessões com Rodolfo Castro, o pior contador de histórias do mundo, como o próprio costuma apresentar-se.

   Estas sessões inserem-se no projeto da Biblioteca Escolar: LER,VER e PENSAR, integrado no "Movimento 14-20 A LER" e financiado pelo PNL 2027.

   Aqui ficam imagens desses momentos tão animados!







Ana Tavares - Profª Bibliotecária

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Clube de Leitura da ESRDA - 3ª e 4ª sessões

     Nos dias 27 de novembro e 3 de dezembro realizaram-se mais duas sessões do Clube de Leitura da ESRDA. A obra acaloradamente debatida, com uma turma de 11º de Humanidades, tem sido A Metamorfose de Kafka. Este clássico literário tem suscitado reflexões e emoções fortes aos seus leitores. Publicada em 1915, esta obra continua a colocar questões universais, mostrando igualmente a sua intemporalidade.

    Ambas as sessões foram dinamizadas por Andreia Brites no âmbito do projeto "LER,VER e PENSAR" da Biblioteca da ESRDA, integrado no "Movimento 14-20 A LER" e financiado pelo PNL 2027. AS duas últimas sessões  contaram com a presença das docentes Dorinda Figueiredo e Fernanda Gil.




A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares


quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Eduardo Lourenço - Um mapa para navegar na nossa identidade!

     1923-2020 - Eduardo Lourenço faleceu  no dia 1 de novembro com 97 anos. Considerado  o maior ensaísta do século XX faz-nos refletir como ninguém sobre a essência da portugalidade e do nosso destino como nação. Além disso, a sua obra marcou os estudos literários, em particular ao debruçar-se sobre Fernando Pessoa.

    Aqui fica o convite para (re) ler a sua obra O labirinto da Saudade: psicanálise mítica do destino português. Todos os seus livros aí estão à espera de serem folheados mas a sua presença será sempre insubstituível!


“Na verdade não temos saudades, é a saudade que nos tem, que faz de nós o seu objecto. Imersos nela, tornamo-nos outros. Todo o nosso ser ancorado no prseente físico, de súbito, ausente.”

(Eduardo Lourenço, Mitologia da Saudade)

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

É a Filosofia um luxo?


 Foi no dia 19 de novembro que se comemorou o Dia Internacional da FilosofiaEssa celebração foi também visível na nossa Biblioteca, que recebeu uma turma do 11.º ano. Os alunos problematizaram o tema “Justiça” partindo da leitura e análise de um texto de Pierre Hadot “É a Filosofia um luxo?”.


                                                    


Equipa da Biblioteca Escolar

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Alunos de PLNM - Convite à Leitura

     No dia 18 de novembro, a Biblioteca Escolar realizou mais uma sessão da atividade denominada "Convite à Leitura - Montra de Livros" integrada no projeto LER,VER e PENSAR do "Movimento 14-20 A LER" do PNL 2027.

    Desta vez,  o carrinho com livros e revistas da Biblioteca "viajou" até à  aula de PLNM com a docente Mª Helena de Sá. Os  alunos estrangeiros foram convidados  a ler contos e histórias breves ilustradas, tanto de autores de língua portuguesa como inglesa, além de revistas da imprensa periódica como a  National Geographic ou  Visão

    Os alunos também foram convidados  a participar num mural digital, a propósito de um desafio a ser lançado em breve pela Biblioteca Escolar. 

    A dinamização desta sessão esteve a cargo da Profª  Fernanda Gil e Ana Tavares, enquanto Profª Bibliotecária.





Profª Ana Tavares

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

2ª sessão do Clube de Leitura

    No dia 13 de novembro de 2020 teve lugar a 2ª sessão do Clube de Leitura da ESRDA.

   A propósito da obra A metamorfose de Kafka, os alunos de 11º ano de Humanidades opinaram acaloradamente sobre aspetos relacionados com a vida do protagonista e a sua família. A dinamizadora, Drª Andreia Brites, colocou ainda várias questões para reflexão e diálogo sobre a 1ª parte.

Deixamos aqui uma imagem do busto do autor, que pode ser visitado na cidade de Praga.




Foto de Jonny McKenna

Profª Ana Tavares


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

"Fernão Capelo Gaivota" - convite à leitura em novembro.

 Temos de pôr de parte tudo o que nos limita!

Fernão Capelo Gaivota é uma fábula lindíssima que nos mostra como é importante sonharmos e lutarmos pelos nossos sonhos. Fernão não é uma gaivota comum e por isso foi afastado do seu bando: gosta de voar, gosta de aprender, quer sempre mais e procura ser melhor. Fernão pode ser cada um de nós, espíritos livres, atentos e reflexivos…

Aqui fica o convite à leitura do mês de novembro! Trata-se da obra clássica de Richard Bach que pode ser requisitada na Biblioteca da ESRDA.


A Equipa da Biblioteca Escolar: Profª Teresa Santos

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Concurso "Uma aventura literária 2021"

 O concurso "Uma aventura literária 2021" já teve início. Trata-se do maior concurso literário em Portugal, destinado a crianças e jovens. 

Nesta edição haverá 5 modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho, Olimpíadas da História e Recomendação de Leitura.

O prazo de envio de trabalhos termina a 17 de fevereiro de 2021.

Para mais informações pode consultar o site: 

http://www.uma-aventura.pt/






terça-feira, 3 de novembro de 2020

Clube de Leitura - 1ª sessão

     No dia 30 de outubro de 2020 teve lugar a 1ª sessão do Clube de Leitura da Biblioteca da ESRDA com uma turma do ensino secundário de Humanidades e a colaboração da docente de Português, Drª Dorinda Figueiredo.

   Esta atividade faz parte do projeto da Biblioteca Escolar intitulado "LER,VER e PENSAR", integrado no "Movimento 14-20 A LER" e financiado pelo PNL 2027.

A dinamização esteve a cargo da mediadora de leitura,  Drª Andreia Brites e contámos com a presença da Drª Anabela Caldeira da equipa do  PNL 2027.

A obra escolhida é o clássico de Franz Kafka A metamorfose.






A Profª Bibliotecária

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

10 Minutos A LER - Todos!

 Aqui fica a divulgação e o convite para dedicar 10 minutos à leitura no próximo dia 

26 de outubro de 2020.

Nesse dia comemora-se o Dia da Biblioteca Escolar e na Escola Secundária Rainha Dona Amélia vamos,  simbolicamente, relembrar a importância da leitura dedicando 10 minutos à mesma, nos turnos da manhã e da tarde.

Leia em silêncio, em voz alta, em casa, no trabalho, na escola, no jardim, na praia, sozinho ou acompanhado... O importante é LER!




Ana Cristina Tavares - Profª  Bibliotecária

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

REBELLICUS - recursos digitais em livre acesso

 



Aqui fica a sugestão para visitarem a aplicação Wakelet no endereço abaixo indicado:

https://wakelet.com/@Rbellx

    Trata-se de uma aplicação de curadoria digital que agrega recursos de interesse pedagógico e lúdico disponíveis na Internet, em regime aberto. A mesma tem como objetivo facilitar o acesso a informação fidedigna, previamente validada, a alunos dos ensinos básico e secundário e respetivos professores.
    É uma aplicação construída, colaborativamente, pelos professores bibliotecários e a equipa técnico-pedagógica da RBEL- Rede de Bibliotecas Escolares de Lisboa. Esta atividade teve início em abril de 2020.



A Profª Bibliotecária - Ana Tavares

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

MIBE 2020 "Descobrir caminhos para a saúde e bem-estar"

 Em outubro celebra-se o MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares). Este ano o tema é : Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar, baseando-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Este tema permite a reflexão sobre a relação entre o conhecimento e a construção de uma visão holística do ser humano no mundo que o rodeia. A Biblioteca Escolar, ao assumir a missão de servir a comunidade, tem procurado com o seu fundo documental, exposições e atividades várias promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, intelectual e social dos jovens. 




Ana Tavares - Profª Bibliotecária

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

A ADMIRÁVEL HISTÓRIA DE GRETA THUNBERG - convite à leitura em outubro

 

A ADMIRÁVEL HISTÓRIA DE GRETA THUNBERG


De repente o mundo acorda para a emergência climática através da história da menina sueca.



A sua mensagem é esta: não podemos esperar mais, os políticos e decisores têm de passar à ação fazendo algo para salvar o ambiente.

A People´s Climate March (Marcha Mundial pelo Clima) foi a ação de viragem decisiva e fundamental na visibilidade do fenómeno Greta. Uma grande manifestação em simultâneo e em diversas cidades do mundo, onde milhares de pessoas pedem aos homens poderosos do mundo medidas sérias para travar o desastre climático.





 

Para saber mais lê o livro e vais gostar de conhecer esta jovem incrível!

A Equipa da Biblioteca Escolar: Profª Isabel Nunes de Sousa

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Livro de Horas no Museu de Arte Antiga




Apresentamos outro trabalho, produzido durante o período de confinamento, pela aluna Maria Luísa Perdigão do 9º ano. Esta fez uma viagem virtual ao Museu Nacional de Arte Antiga mostrando-nos o Livro de Horas do rei D. Manuel como resposta ao desafio lançado pela sua docente de Português, Berta Ferreira.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Biombos Namban por Leonor Almeida



Ficamos a conhecer os biombos Namban, guiados nesta visita virtual pelas palavras de Leonor Almeida, aluna do 9º ano que realizou este trabalho no âmbito da disciplina de Português durante o período de confinamento e como resposta ao desafio da Professora Berta Ferreira.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Quinta das Lágrimas por Leonor Pegado



Durante o período de confinamento, vários alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Português realizaram trabalhos subordinadas ao tema: "Uma obra de arte - 5 minutos" como resposta ao desafio lançado pela sua docente de Português, Berta Ferreira. Aqui fica esta viagem virtual à Quinta das Lágrimas, conduzida pela aluna Leonor Pegado.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Padrão dos Descobrimentos por Francisca Freitas



Em tempo de confinamento social, a aluna Francisca Freitas guia-nos pelo Padrão dos Descobrimentos e sua simbologia literária e histórica. Este é mais um trabalho de Português orientado pela Professora Berta Ferreira.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Viagem virtual pictórica com Gonçalo Tacão.



O aluno Gonçalo Tacão faz uma viagem virtual pelo Museu Nacional de Arte Antiga dando-nos a conhecer a pintura anónima intitulada "Inferno". Este trabalho de Português orientado pela docente Berta Ferreira foi realizado durante o período de confinamento social.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Fonte Bicéfala, Leonor Viegas, 9.º ano



Vamos apresentar, nos próximos dias, uma série de trabalhos realizados por alunos do 3º ciclo, na disciplina de Português, nos domínios da Oralidade, da Leitura e Educação Literária, no âmbito do estudo de Gil Vicente, "Auto da Barca do Inferno, e de Luís de Camões, "Os Lusíadas", por alunos do 9.º 3.ª e 9.º 4.ª, em período de confinamento social em que as viagens pelos livros e pelos museus se faziam a partir de casa. Estas tarefas foram orientadas pela docente Berta Ferreira.
O 1º desses trabalhos intitula-se "Fonte Bicéfala" e foi realizado pela aluna Leonor Viegas.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

A moura encantada do castelo de Tavira - lenda tradicional

A noite de S. João é, como toda a gente sabe, noite de mouras encantadas. Segundo uma antiga tradição, vinda do tempo longínquo da conquista do Algarve, há em Tavira uma moura que, à meia-noite da noite de S. João, aparece nas ameias do castelo chorando a sua triste sina de encantada.
Quem sabe não será essa moura a filha de Aben-Fabila, o célebre governador de Tavira, que no dia da tomada do castelo se não encontrou nem entre os vivos, nem entre os mortos? Alguns dizem mesmo que naquele momento que se seguiu ao terrível combate, Aben-Fabila, súbdito do grande Almansor, desapareceu para poder encantar a sua filha querida no Alcácer, esperando, mais tarde, tornar vitorioso ao seu castelo e desencantar a mourinha. Porém, a verdade é que nem D. Paio Peres Correia, nem ninguém em todo o Algarve, voltou a pôr os olhos no bravo Aben-Fabila.
A tradição conta-nos esta lenda, como muitas outras, em verso, e por isso vou recitá-la tal como a cantam:


Meia noite além ressoa

Cerca das ribas do mar
Meia noite já é dada
E o povo ainda a folgar.
Em meio de tal folguedo
Todos quedam sem falar
Olhos voltam ao castelo
Para ver, para avistar
A linda moura encantada
Que era triste a suspirar.


- Quem se atreve, ai quem se atreve

Ir ao castelo e trepar
Para vencer o encanto
Que tanto sabe encantar?
- Ninguém há que a tal se atreva
Não há quem em mouros fiar
Quem lá fosse a tais desoras
Para só desencantar
Grande risco assim correra
De não mais de lá voltar.
Ai que linda formosura
Quem a pudera salvar!
O alvor dos seus vestidos
Tem mais brilho que o luar
Doces, tão doces suspiros
Onde ouvi-los suspirar ... ?
Assim um bom cavaleiro
Só se estava a delatar
Em amor lhe ardia o peito
Em desejos seu olhar.
Três horas eram passadas
Neste continuo anceiar
Cavaleiro de armas brancas
Nunca soube arreceiar
Invoca a linda mourinha
Mas não ouve o seu falar
Nada importa a D. Ramiro
Mais que a moura conquistar
Vai subir por muro acima
Sente os pés a resvalar
Ai que era passada a hora
De a poder desencantar! ..


Já lá vinha a estrela d'alva

Com seus brilhos a raiar
No mais alto do castelo
Já mal se via alvejar
A fina branca roupagem
Da linda filha de Agar.
Ao romper do claro dia
Para mais bem se pasmar
Sobre o castelo uma nuvem
Era apenas a pairar
Jurava o povo, jurava
E teimava em afirmar
Que dentro daquela nuvem
Vira a donzela entrar.
D. Ramiro d'enraívado
De não poder-lhe chegar
Dali parte e contra os mouros
Grande briga vai armar,
Por fim ganha um bom castelo
Mas. .. sem moura para amar.

Pode também ouvir esta lenda seguindo a hiperligação:http://www.truca.pt/raposa_textos/historia_140_moura_tavira.html

Fonte: estudioraposa.com    (lenda recolhida por Fernanda Frazão)

terça-feira, 19 de maio de 2020

Biblioteca Digital Camões

"O que é a Biblioteca Digital Camões?
A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição.


A Biblioteca Digital Camões tem autores e edições no domínio público, mas também em edições actuais, protegidas por direitos conexos (fixação de textos, notas críticas, prefácios e posfácios…etc.), obras protegidas por direitos e de autores vivos. Consequentemente, cada edição publicada terá um nível de acesso que é resultado da expressão de uma vontade conjunta do Instituto Camões, I.P., e do editor e/ou instituição proprietária da edição.

Nesse sentido, existem níveis diferenciados de acesso:
1 – Apenas leitura;
2 – Leitura e impressão;
3 – Leitura, impressão e cópia."

Neste Blogue há um link permanente para se aceder à Coleção Digital do Instituto Camões.
Visite e descubra!




terça-feira, 12 de maio de 2020

"Diário de um confinamento" - Desafio da Biblioteca Escolar




Aqui fica um desafio para os alunos da ESRDA

Inspirando-te neste momento único que temos estado a viver, mostra a tua criatividade enviando o teu trabalho original subordinado à temática indicada no cartaz 
DIÁRIO DE UM CONFINAMENTO e selecionando uma das seguintes modalidades:
  • texto breve
  •  desenho
  •  fotografia
  •  podcast 
  •  vídeo (indicar o link)
O prazo para envio dos trabalhos é até dia 5 de junho de 2020. 
Os trabalhos serão previamente aprovados e/ou revistos por docentes da equipa da Biblioteca Escolar.
O trabalho deverá ser colocado no mural digital com o seguinte endereço:

Se tiveres dificuldade em colocar lá o trabalho vê um tutorial sobre como colaborar num Padlet em: https://www.youtube.com/watch?v=delW1Jtoq_w
Para qualquer dúvida envia um mail para biblioteca@esrda.edu.pt 


Obrigada por esta partilha!

segunda-feira, 11 de maio de 2020

quinta-feira, 7 de maio de 2020

A leitura permite-me ir aonde os meus pés não me podem levar?

   Publicamos neste espaço textos produzidos por  alunos de 9º ano, a partir de um desafio lançado pela professora Berta Ferreira de Português, no âmbito do Dia Mundial do Livro e da Leitura que se celebrou a 23 de abril. Estes textos foram realizados a propósito de dois contos do "Clube das Histórias" que os alunos leram durante o período de confinamento. 
   Todos os textos foram produzidos como resposta à seguinte pergunta: 

A leitura permite-me ir aonde os meus pés não me podem levar?




"A história Os dois pássaros levou-me a pensar sobre as diferentes formas de ver as coisas. Na verdade, cada pessoa pode ter a sua opinião sobre variados assuntos e todos devemos respeitar isso. Para além disso, também me fez refletir sobre o facto de a vida ser muito curta para nós andarmos a discutir por coisas mínimas e sem sentido algum.

A história A minha avó e eu levou-me a viajar através da leitura para o jardim onde a avó roubava as flores, para o mercado e para o lar onde os pais de Alice depositaram a avó. Para além disso, a história também me fez sentir vários cheiros como o cheiro das flores, o cheiro do chocolate e o do café com natas. Fez-me experimentar vários sentimentos como a saudade, a alegria, a preocupação e o desespero."
ACAlves - 9º-3ª
 *****
"A meu ver, a leitura é uma maneira de nos teletransportarmos até às histórias que lemos.
Na verdade, quando li a história A minha avó e eu senti que estava no número 56 da Rua do Galo Florido com Alice e a Avó. Vi claramente a Avó a passear nas alamedas do parque municipal debruçada sobre as flores, pronta para, quando o guarda não a visse, levar algumas para si.
Ou, por exemplo, quando o Sr. Meronnet arranjou um ramo de flores para a sua mulher, que foi descrito como um “fogo-de-artifício silencioso”. Estes pequenos detalhes, estas descrições, apelam aos nossos sentidos, neste caso a visão, e permitem-nos viver cada história como se estivéssemos realmente presentes em cada uma. Os pormenores das histórias são o que as tornam tão especiais à sua maneira.
Em suma, penso que sim, a leitura permite-nos viajar na nossa imaginação, sendo assim um hábito muito importante que deveríamos adotar nas nossas vidas."

LLL - 9º 4ª


                                                            *****

   "Na minha opinião, a leitura, embora muitas vezes questionada, é importante para o nosso desenvolvimento.
            Com efeito, é ela que faz crescer a imaginação a um ponto que nunca captámos. Por exemplo, podemos ser o nosso super-herói favorito ou aquela personagem da televisão que, desde crianças, adoramos.
            Para além disso, a leitura faz-nos desvendar mundos desconhecidos, faz-nos ver dois lados que sem ela eram impossíveis de distinguir. É ela quem nos revela quem realmente somos e até onde podemos chegar com a nossa criatividade, sem qualquer obstáculo no caminho.
            Em suma, a leitura permite-nos ir aonde os nossos pés não nos podem levar."

        BA - 9º 4ª

    *****

          "A meu ver, a leitura permite-me ir aonde os meus pés não me podem levar. Na verdade, ao ler a história “A minha avó e eu”, pareceu-me que estava a viver o momento com as personagens e que, tal como elas, fazia parte da ação.         
          O facto de todos os acontecimentos serem caracterizados ao máximo pormenor, faz com que os leitores esqueçam tudo cá fora e sintam os momentos vividos pela avó e pela Alice como se fossem deles. Se tal não fosse, o entusiasmo para ler a narrativa não seria o mesmo. Pessoalmente, penso que este livro é uma ótima escolha para aqueles que, neste tempo de quarentena, querem viajar para outro tempo. Em suma, um bom livro é uma excelente forma de nos abstrairmos do mundo e nos dedicarmos apenas ao que estamos a ler."
        MCV - 9º 4ª

   *****

"Na primeira história, uma idosa e uma criança mudam a forma de pensar e agir de toda uma comunidade valorizando o simples, usando a imaginação, a linguagem do amor e consequentemente vendo a vida numa versão positiva. A segunda história reafirma este conceito de que a vida é como um espelho e que cada pessoa tem uma visão individual das coisas. A maior lição é viver o presente, amar, brincar e valorizar as pequenas coisas; assim, a vida torna-se mais “fácil”.  "
ACMSSilva - 9º 4ª
   

quarta-feira, 6 de maio de 2020

História tradicional - O mocho e o lobo

O Mocho e o Lobo
O lobo andava no mato e o mocho estava em cima de um pinheiro no ninho.
O lobo enroscou o rabo no pinheiro como quem o queria serrar. O mocho de cima disse-lhe:
— ó compadre, não me serres o pinheiro, senão os meus 
filhos caem abaixo e morrem.
Responde o lobo:
— Pois se não queres que eu serre o pinheiro, anda tu cá
 abaixo.
O mocho não queria, mas afinal sempre veio vindo de galho em galho, e depois disse para o lobo:
Lobo, o que queres de mim?
O lobo respondeu:
Anda cá mais abaixo, que quero dizer-te um recado.
O mocho respondeu:
Diz daí, que eu ouço bem.
O lobo tornou a dizer:
Anda cá, que eu não te faço mal.
O mocho descuidou-se e desceu, e o lobo passou-lhe os dentes e meteu-o na boca.
O mocho de dentro da boca do lobo disse:
— Eh! Compadre, não me comas, que eu quero fazer testamento!
O lobo disse-lhe:
— Não, mas agora no galheiro estás tu.

Diz o mocho:
— Então deixa-me ir despedir-me lá acima da árvore dos 
meus filhos.
O lobo disse:
— Não, que, depois, nunca mais voltavas.

Disse então o mocho:
— Olha, ao menos hás-de dizer três vezes, que é para eles
 saberem: Mocho comi.
O lobo disse muito baixinho, para não abrir a boca: Mocho comi.
O mocho disse-lhe:
— ó compadre, fala mais alto, senão não ouvem.
O lobo tornou a repetir: Mocho comi, já mais alto. Responde o mocho:
— Mais alto, senão eles não ouvem.
Nisto o lobo escachou a boca para gritar mais alto e dizer: Mocho comi.
O mocho, mal apanhou a boca aberta, abalou para cima do pinheiro e disse-lhe:
— Outro sim, que não a mim.
Fonte: estudioraposa.com

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Dia Mundial da Língua Portuguesa | 5 de maio



   A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) ratificou em Paris, em novembro de 2019, o dia 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A proposta fora apresentada pelos nove países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
   Nesse âmbito, Lisboa acolhe o 1º Festival Internacional de Literatura e de Língua Portuguesa que conta com vários autores lusófonos.
  Aqui fica o convite para assistir ao evento em direto pelas 15h30 e um link para o programa de "Lisboa 5L".
https://lisboa5l.pt/agenda/a-lingua-portuguesa-a-gostar-dela-propria/



Dia da Mãe - domingo 4 de maio


segunda-feira, 27 de abril de 2020

Padlet "En français"


Aqui fica o convite para visitarem um dos Padlets da Biblioteca Escolar intitulado “En Français”.
É um mural digital onde os alunos  irão escrevendo breves slogans ou frases alusivas à temática do ambiente, que estão a estudar, incluindo imagens nesse âmbito.










https://padlet.com/bibliotecaesrda/7fqckxjfq1t7




sexta-feira, 24 de abril de 2020

Concurso online sobre O MAR- inscrição hoje!

Caros alunos,

Aqui fica informação para participarem num jogo online com prémios. O Tema é o MAR.
O jogo é amanhã (sábado) e as inscrições devem ser feitas hoje.
Não percam esta oportunidade!!

#EcoEscolasFicaEmCasa | Jogo online em direto
ESTE SÁBADO - 25 de abril | 17h
Desafio Quiz "ABAE 30 anos" | Tema Mar
Inscrições no formulário/link indicado de seguida:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSck4WI2SWs95zELkty6kLH80fQ5SeYWs8VCpHstkTSql4zUQw/viewform
 


"O Quiz ABAE 30 anos (será esta semana sobre o tema Mar) e passará agora a realizar-se ao sábado por forma a permitir a participação dos interessados fora do período de aulas.

Para jogar e poder ser premiado(a)* deverá realizar a inscrição até ao final do dia de 6ª feira e receberá instruções sobre como jogar.
Esta iniciativa insere-se também, desta vez, no #EarthDayEmCasa.

 
___
* com o apoio ERP Portugal"


terça-feira, 7 de abril de 2020

Textos de Escrita Criativa - alunos ESRDA

   Temos agora a oportunidade de divulgar vários textos produzidos pelos alunos da ESRDA, no âmbito das Oficinas de Escrita Criativa dinamizadas por Isabel Peixeiro, durante o presente ano letivo. Esta atividade, desenvolvida pela Biblioteca Escolar, insere-se no Projeto LER, VER e PENSAR, integrado no "Movimento 14-20 A LER" do PNL 2027. Vários docentes e alunos tiveram a oportunidade de integrar estas oficinas e já demos informação das mesmas neste Blogue.
  O nosso reiterado agradecimento a todos os alunos e docentes participantes nas oficinas e, em especial, aos alunos que agora partilham estes trabalhos assim como ao Prof. Paulo Mendes de Português, que organizou o e-book a que agora todos podemos aceder.
   Divulguem e boas leituras!

Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares




segunda-feira, 30 de março de 2020

Aulas à distância - sugestões para alunos

"Regras para acompanhar as aulas à distância


O ensino a distância tem inúmeras vantagens, mas, se não fores focado e metódico, podes, facilmente, desmotivar-te e sentires dificuldades em acompanhar as aulas.

1 - Para começar

Antes de começares a realizar as tarefas propostas pelos teus professores, assegura-te que percebes o que se pretende com a tarefa. Não hesites, questiona! Não fiques com dúvidas!
nota.png
Se, ainda assim, tiveres dúvidas ou dificuldades na resolução das tarefas offlinecontacta o professor, ou um colega para te ajudar.

ideia.png
Cria um grupo de estudo virtual, onde troques ideias e conhecimentos que te facilitem o estudo, te ajudem na realização das tarefas e te tragam segurança e crescente motivação.

2 - Começando

Olha com atenção para os critérios de avaliação da tarefa (se não os tiveres, pede-os ao teu professor) para perceberes melhor o que se pretende e para que te possas autoavaliar. Desta forma, consegues avaliar se o que fizeste corresponde ao solicitado.
nota.png
Os critérios de avaliação são por vezes difíceis de descodificar. Pede ajuda ao teu professor, para que esclareça o que é pressuposto aprenderes. Só assim te poderás autoavaliar, isto é saber se aprendeste os conteúdos ou não. 
ideia.png
Cria uma tabela de classificação de 1 a 5 e coloca lá cada os critérios de avaliação de cada uma das disciplinas. Estabelece metas para que possas ir melhorando, tendo em conta a tua autoavaliação. Esta grelha ajudar-te-á também a perceber os conteúdos em que tens mais dificuldades. São estes os conteúdos em que deverá incidir o teu estudo. Se for difícil para ti estudar sem apoio, pede ajuda aos professores e/ ou ao teu grupo de estudo virtual.

3 - A todo o vapor

Os professores podem ter a tendência de submeter muitas tarefas, na tentativa de te ajudar a consolidar aprendizagens. Mas isso pode gerar alguma confusão na tua organização do estudo.
 Cria, por isso, um plano de trabalho individual, a partir do plano inicial fornecido pela escola. Só assim conseguirás gerir as tarefas atempadamente e saberes qual o tempo lúdico com que ficas.
nota.png
Para simplificar a tua organização do tempo, inclui nesse plano de trabalho um item "tarefa concluída". Assim, quando tiveres toda essa coluna preenchida, sabes que cumpriste o teu plano.
ideia.png
Partilha o teu plano com os teus professores e colegas para que o teu exemplo possa ser útil a outros. Para além disso vais surpreender os teus professores.

4 - Recapitulando

Os professores costumam dar feedback sobre as tarefas que vais concluíndo. Este feedback é importantíssimo para que possas autoavaliar as tuas aprendizagens. Ouve/ vê/ lê com atenção as sugestões dos professores e compara-as com a tua autoavaliação. Assim perceberás quais são os teus pontes fortes e o que deverás melhorar.
nota.png
Se tirares partido do feedback dos professores, melhorarás de tarefa para tarefa, o que, para além da motivação, te tornará um aluno de excelência.
ideia.png
Cria um fórum de discussão com a tua turma onde cada um coloque sugestões de melhoria que encontraram a partir do feedback dado pelos professores. Desta forma, para além de perceberem o que os professores querem que aprendam, criam uma rede de partilha colaborativa genial. "