quinta-feira, 7 de maio de 2020

A leitura permite-me ir aonde os meus pés não me podem levar?

   Publicamos neste espaço textos produzidos por  alunos de 9º ano, a partir de um desafio lançado pela professora Berta Ferreira de Português, no âmbito do Dia Mundial do Livro e da Leitura que se celebrou a 23 de abril. Estes textos foram realizados a propósito de dois contos do "Clube das Histórias" que os alunos leram durante o período de confinamento. 
   Todos os textos foram produzidos como resposta à seguinte pergunta: 

A leitura permite-me ir aonde os meus pés não me podem levar?




"A história Os dois pássaros levou-me a pensar sobre as diferentes formas de ver as coisas. Na verdade, cada pessoa pode ter a sua opinião sobre variados assuntos e todos devemos respeitar isso. Para além disso, também me fez refletir sobre o facto de a vida ser muito curta para nós andarmos a discutir por coisas mínimas e sem sentido algum.

A história A minha avó e eu levou-me a viajar através da leitura para o jardim onde a avó roubava as flores, para o mercado e para o lar onde os pais de Alice depositaram a avó. Para além disso, a história também me fez sentir vários cheiros como o cheiro das flores, o cheiro do chocolate e o do café com natas. Fez-me experimentar vários sentimentos como a saudade, a alegria, a preocupação e o desespero."
ACAlves - 9º-3ª
 *****
"A meu ver, a leitura é uma maneira de nos teletransportarmos até às histórias que lemos.
Na verdade, quando li a história A minha avó e eu senti que estava no número 56 da Rua do Galo Florido com Alice e a Avó. Vi claramente a Avó a passear nas alamedas do parque municipal debruçada sobre as flores, pronta para, quando o guarda não a visse, levar algumas para si.
Ou, por exemplo, quando o Sr. Meronnet arranjou um ramo de flores para a sua mulher, que foi descrito como um “fogo-de-artifício silencioso”. Estes pequenos detalhes, estas descrições, apelam aos nossos sentidos, neste caso a visão, e permitem-nos viver cada história como se estivéssemos realmente presentes em cada uma. Os pormenores das histórias são o que as tornam tão especiais à sua maneira.
Em suma, penso que sim, a leitura permite-nos viajar na nossa imaginação, sendo assim um hábito muito importante que deveríamos adotar nas nossas vidas."

LLL - 9º 4ª


                                                            *****

   "Na minha opinião, a leitura, embora muitas vezes questionada, é importante para o nosso desenvolvimento.
            Com efeito, é ela que faz crescer a imaginação a um ponto que nunca captámos. Por exemplo, podemos ser o nosso super-herói favorito ou aquela personagem da televisão que, desde crianças, adoramos.
            Para além disso, a leitura faz-nos desvendar mundos desconhecidos, faz-nos ver dois lados que sem ela eram impossíveis de distinguir. É ela quem nos revela quem realmente somos e até onde podemos chegar com a nossa criatividade, sem qualquer obstáculo no caminho.
            Em suma, a leitura permite-nos ir aonde os nossos pés não nos podem levar."

        BA - 9º 4ª

    *****

          "A meu ver, a leitura permite-me ir aonde os meus pés não me podem levar. Na verdade, ao ler a história “A minha avó e eu”, pareceu-me que estava a viver o momento com as personagens e que, tal como elas, fazia parte da ação.         
          O facto de todos os acontecimentos serem caracterizados ao máximo pormenor, faz com que os leitores esqueçam tudo cá fora e sintam os momentos vividos pela avó e pela Alice como se fossem deles. Se tal não fosse, o entusiasmo para ler a narrativa não seria o mesmo. Pessoalmente, penso que este livro é uma ótima escolha para aqueles que, neste tempo de quarentena, querem viajar para outro tempo. Em suma, um bom livro é uma excelente forma de nos abstrairmos do mundo e nos dedicarmos apenas ao que estamos a ler."
        MCV - 9º 4ª

   *****

"Na primeira história, uma idosa e uma criança mudam a forma de pensar e agir de toda uma comunidade valorizando o simples, usando a imaginação, a linguagem do amor e consequentemente vendo a vida numa versão positiva. A segunda história reafirma este conceito de que a vida é como um espelho e que cada pessoa tem uma visão individual das coisas. A maior lição é viver o presente, amar, brincar e valorizar as pequenas coisas; assim, a vida torna-se mais “fácil”.  "
ACMSSilva - 9º 4ª
   

Sem comentários:

Enviar um comentário