segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Timeline do Projeto «Ler, Ver e Pensar»

Ao seguirem esta hiperligação encontrarão as informações sobre  as atividades realizadas e agendadas, relativamente ao Projeto «Ler, Ver e Pensar» da Biblioteca Escolar, integrado no «Movimento 14-20 A Ler» do PNL 2027.
Há informação relativas aos diferentes períodos e clicando no sinal + acede-se a um breve descritivo ou fotografias alusivas.
Este é um documento em construção que vai sendo alterado consoante o decorrer das atividades.
Aqui fica o convite para visitarem a página!


https://view.genial.ly/5da3922f5dc0da0f6c5d6474/horizontal-infographic-timeline-projeto-biblioteca-esrda



quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Propostas de Leitura da Biblioteca Escolar


 Propostas de leitura da Biblioteca Escolar    

Desde a Antiguidade que o valor da Amizade foi cultivado e considerado como fundamental na vida do homem.
Aristóteles na Ética a Nicómaco refere a Amizade como um requisito essencial da Vida Boa.
Na sequência desta tradição filosófica, Francesco Alberoni retoma neste livro de ensaios intitulado
A amizade uma reflexão sobre a importância de ter amigos.
Numa linguagem bastante acessível o autor apresenta e analisa os argumentos que fazem da amizade um pilar dos afetos humanos na atualidade.

                                                                                         


 A Equipa da BE
 Isabel Nunes de Sousa

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Sobre o Cinema na Escola e na Biblioteca - RBE

Gostaríamos de partilhar convosco informações e textos sobre a importância do Cinema e da literacia cinematográfica neste espaço.



                                                                            Cena de «Os sonhadores» de Bertolucci
«Deveríamos estudar cinema nas escolas como estudamos filosofia, ciências humanas e artes. Não me refiro ao estudo técnico, com o intuito de formar diretores, roteiristas, fotógrafos ou produtores. Ensinar a criar um argumento, fazer um story-board, redigir e decupar um roteiro, conhecer os variados movimentos de câmera e orientar os atores são competências que devem ser ensinadas em faculdades, cursos técnicos e livres especializados na área.

Me refiro ao estudo teórico e intelectual. Me refiro ao entendimento do cinema como uma disciplina de entremeio, isto é, uma disciplina que engloba mais de uma área. Cinema é arte, comunicação e tecnologia ao mesmo tempo. Para o filósofo argentino, professor da Universidade de Brasília, Julio Cabrera cinema é filosofia. Para ele, cinema e filosofia deveriam ser estudados por todas as pessoas por se tratarem de importantes formas de se fazer pensar. Cabrera vai além. Ele diz que o cinema faz pensar afetivamente. (…)»

                 Marques, S. (2015). deveríamos estudar cinema nas escolas. OBVIOUS. Retrieved 6 June 2016,                      from http://goo.gl/bfTQHx

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Maratona de Cartas - AMI

A maratona de cartas é um encontro anual organizado pela Amnistia Internacional. Todos os anos são escolhidos entre 5 a 6 casos de pessoas que estão presas injustamente por estarem a lutar a favor dos seus direitos, mas que, infelizmente no país onde estão, não são ouvidas como deviam. 
Assim, a AMI faz uma recolha de assinaturas ao redor de todo o mundo que depois são enviadas aos líderes políticos destes países de forma a criar uma pressão social e política, que habitualmente leva à libertação destas pessoas.
No dia  15 de janeiro de 2020 decorreu esta atividade na Biblioteca Escolar, durante todo o dia, com a participação de cerca de  70 alunos do ensino secundário.



                                   Carolina Rodrigues (12º C3)

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Vamos reciclar!

Este lixo foi encontrado espalhado pela nossa escola, às 11horas de segunda feira, dia 13 de janeiro.
Temos vergonha! Vamos cuidar do nosso ambiente?
Gestos simples começam em nossa casa e na escola, podendo fazer toda a diferença!



Profª Teresa Santos

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O Cinema: Ver, Ouvir, Sentir

    No âmbito do projeto «Ler, Ver e Pensar»,  integrado no «Movimento 14-20 A Ler» financiado pelo PNL 2027, teve lugar no  dia 9 de janeiro de 2020, na sala de audiovisuais, a terceira  e penúltima sessão de formação docente, acreditada pelo Centro Calvet de Magalhães.
    Ao longo das várias sessões presenciais, que contaram com a presença da formadora Teresa Garcia e  de  outros colaboradores  de «Os Filhos de Lumière», um dos parceiros neste projeto da Biblioteca Escolar, foram projetadas várias curtas-metragens de diferentes realizadores europeus e pudemos contar também, em duas sessões, com a presença de alguns alunos.
    Esta formação é realizada no âmbito do programa europeu Shortcut (Histórias Curtas, Grandes Questões) centrado no filme de curta-metragem, enquanto objeto artístico.
    Docentes e alunos puderam assistir, ao longo desta formação, a curtas-metragens de realizadores  portugueses como Rafa de João Salaviza ou História Trágica com Final Feliz de Regina Pessoa, refletindo em conjunto sobre aspetos de cidadania, inclusão e direitos humanos.


  






quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Convite à leitura - A IDADE DAS DESCOBERTAS - O SEGUNDO RENASCIMENTO


Neste espaço iremos publicar as sinopses dos livros sugeridos  para leitura e colocados mensalmente em destaque na Biblioteca Escolar.
Neste início de ano de 2020 eis  a escolha da Biblioteca:

A IDADE DAS DESCOBERTAS – O SEGUNDO RENASCIMENTO de Ian Goldin e Chris Kutarma

Este livro, sob a forma de ensaios (vários ensaios), pretende equacionar o momento presente da história da Humanidade colocando a questão: estaremos a viver um segundo Renascimento?
Neste início de ano 2020 que marca uma nova década, esta proposta de leitura é pertinente e estimulante, como oportunidade de reflectir sobre o momento presente da nossa evolução. Por um lado, estamos a colher os frutos do desenvolvimento económico e tecnológico, consequência das progressivas eras de descobertas iniciadas no Renascimento do séc. XVI, que permitiu a afirmação da ciência, a acumulação da riqueza, o valor da educação e a defesa da saúde como valores universais e pilares da civilização ocidental; por outro lado, temos ainda novos desafios que nos confrontam como os extremismos sociais e políticos, crises económicas, desigualdades, inseguranças e medos que erguem muros de separação entre nações, hemisférios, civilizações ocidental e oriental e até planetária.
Os autores pretendem dar a conhecer as conquistas extraordinárias do nosso passado histórico mas, ao mesmo tempo, manter o optimismo sobre a nossa época mobilizando a sinergia das capacidades de colaboração, compaixão e génio que nos levaram a alcançar os valores mais nobres já advindos de homens como Leonardo da Vinci ou Vasco da Gama (entre outros).
 A par de autores como Yuval Harari, no livro já objeto de análise filosófica aqui na Biblioteca Escolar, com o título 21 Lições para o século XXI, estes autores apelam a um Novo Humanismo atentos aos desafios com sinais antitéticos que norteiam o Nosso Tempo.
Exige-se um movimento de consciencialização e responsabilidade global e local assente no pensamento crítico que salvaguarde os valores essenciais do Humano.

                                                

                                                               Pela Equipa da Biblioteca Escolar
                                                Profª  Isabel Nunes de Sousa

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Ano Novo! Novos livros!

A Biblioteca Escolar convida-o a vir conhecer os novos livros e DVD recentemente adquiridos.
Mais de meia centena de novos títulos estão disponíveis para leitura na Biblioteca ou requisição domiciliária.
Todas estas novidades bibliográficas foram possíveis graças ao projeto “LER, VER e PENSAR” financiado pelo PNL - “Movimento 14-20 A Ler”.
Eis uma foto elucidativa.