segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Sobre o Cinema na Escola e na Biblioteca - RBE

Gostaríamos de partilhar convosco informações e textos sobre a importância do Cinema e da literacia cinematográfica neste espaço.



                                                                            Cena de «Os sonhadores» de Bertolucci
«Deveríamos estudar cinema nas escolas como estudamos filosofia, ciências humanas e artes. Não me refiro ao estudo técnico, com o intuito de formar diretores, roteiristas, fotógrafos ou produtores. Ensinar a criar um argumento, fazer um story-board, redigir e decupar um roteiro, conhecer os variados movimentos de câmera e orientar os atores são competências que devem ser ensinadas em faculdades, cursos técnicos e livres especializados na área.

Me refiro ao estudo teórico e intelectual. Me refiro ao entendimento do cinema como uma disciplina de entremeio, isto é, uma disciplina que engloba mais de uma área. Cinema é arte, comunicação e tecnologia ao mesmo tempo. Para o filósofo argentino, professor da Universidade de Brasília, Julio Cabrera cinema é filosofia. Para ele, cinema e filosofia deveriam ser estudados por todas as pessoas por se tratarem de importantes formas de se fazer pensar. Cabrera vai além. Ele diz que o cinema faz pensar afetivamente. (…)»

                 Marques, S. (2015). deveríamos estudar cinema nas escolas. OBVIOUS. Retrieved 6 June 2016,                      from http://goo.gl/bfTQHx

Sem comentários:

Enviar um comentário