sexta-feira, 28 de abril de 2023

"Os jovens e a sociedade materialista" - Texto de opinião

 Neste espaço partilhamos  textos produzidos pelos alunos da nossa escola. Eis um texto cedido pela docente de Português, Helga Ribeiro. O nosso agradecimento à  aluna e à sua professora.

Texto de opinião

Os jovens e a sociedade materialista

Os jovens têm sempre uma palavra a dizer sobre os problemas da sociedade. Pessoalmente, acredito que nós jovens podemos atuar contra o materialismo e é algo em que todos se deviam tentar envolver.

Primeiramente, o ambiente e as alterações climáticas são um assunto que tem sido muito falado e no qual os jovens são muito ativos. Procuram uma sociedade menos materialista e uma sociedade mais sustentável, que gaste menos dinheiro e faça muito menos impacto ambiental, quer nas exportações dos produtos quer nos materiais utilizados.

Outro fator que acho importante referir é que uma sociedade materialista, como o nome indica, é muito apegada aos bens materiais e acaba por desenvolver más relações com os outros se só pensar nos seus bens, que, maior parte das vezes, não têm o valor que a sociedade diz que têm. Alguém materialista pode tornar-se tão apegado aos seus bens materiais que até pode desenvolver uma personalidade avarenta e ser classificado como um membro desagradável na sociedade.

Em suma, eu acredito que os jovens de hoje têm um papel decisivo no que conta a atuar contra o materialismo e promover ações mais sustentáveis. Somos a próxima geração, e temos de começar a ter consciência de tal.

Aluna: Beatriz Peixoto, 9º - 2ª


(Profª Bibliotecária: Ana Tavares)

Sem comentários:

Enviar um comentário