Na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, celebra-se o Dia de S. Valentim, também conhecido como o Dia dos Namorados. Recordemos brevemente a origem desta celebração.
No século III d.C. o Imperador romano Cláudio II proibiu os casamentos, pois acreditava que os militares solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas. Valentim, que era um bispo dessa época, não cumpriu esse decreto imperial, realizando os casamentos. Ao ser descoberto foi preso e condenado à morte, tendo sido executado no dia 14 de fevereiro, data que deu origem ao Dia dos Namorados. Na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que era cega e recuperou a visão ao visitá-lo. Valentim, antes de morrer, ainda conseguiu enviar e receber algumas cartas da amada, o que originou a troca de cartões nessa altura.
A Biblioteca Escolar foi decorada relembrando esta data e inspirando-se igualmente na obra lírica de Camões, nomeadamente nas suas paixões por diferentes mulheres, ao longo da sua vida.
No dia 14 de fevereiro, várias turmas, no âmbito da disciplina de Filosofia e Português visitaram a exposição e realizaram atividades de leitura e/ou escrita de mensagens sobre a temática em apreço.
Eis algumas imagens relativas a este evento:
Aqui fica um especial agradecimento à Equipa da Biblioteca Escolar que dinamizou esta atividade.
A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares
Sem comentários:
Enviar um comentário