terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sugestão de Leitura - dezembro






Título: O ANJO BRANCO 

Autor: JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS

Editora: GRADIVA


  Portugal, anos 40. É no seio de uma família tradicional que nasce José Branco, um jovem que desde cedo revela o seu interesse pela Medicina.
Na década de 60, quando o governo de Salazar se impõe, após terminar o curso e encontrar o seu grande amor de infância, José casa com Mimicas e os dois decidem exercer as suas profissões em Moçambique. Durante a viagem, conhecem Domingos, um advogado de renome neste país, que luta constantemente pela liberdade de expressão. É ele quem lhe mostra a cidade da Beira e quem o avisa das dificuldades que irá ter de enfrentar.
Contudo, é em Tete que a ação central se desenrola. Tendo-se tornado Diretor do Hospital deste distrito, é confrontado, diariamente, com inúmeros problemas sanitários e com extremas dificuldades em chegar até aos habitantes das aldeias mais interiores. Surge-lhe, então, a ideia de criar o Serviço Médico Aéreo e passa a ser conhecido pelos habitantes como o Anjo Branco – o médico que vem do céu todo vestido de branco.
Ao rebentar a Guerra Colonial, José é confrontado com inúmeras vicissitudes que põem à prova a sua lealdade ao regime, todos os seus valores morais e a sua amizade com o advogado Domingos. Esta provoca alguns episódios que o médico vive com os chefes de brigada da PIDE.
É também durante este período que irá ser testemunha do “mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar”.
Na minha opinião, é um livro fascinante, uma história que agarra o leitor desde a primeira frase. É ideal para todos os que se interessam pela História, não só do nosso país, mas também das colónias que outrora possuímos, e para todos aqueles que gostam de praticar o bem e ajudar os outros através daquilo que sabem e que gostam de fazer.

 PATRÍCIA BATALHA SILVA, 12ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário