quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O autor do mês

"Levanta-te do papel com as palavras. Fecha os olhos e elas saem sozinhas. As palavras são notas, repara. Não penses em nada, abandona-te. O mundo inteiro está dentro de ti." (1)

A linguagem  e com elas as palavras dá-nos a possibilidade de nomear o que nos é dado ver e confere à própria realidade uma forma de existência, aquela que nós soubermos construir. Pelas palavras construímos mundos e registamos as nossas experiências. Com elas verificamos o que aprendemos com as nossas experiências e organizamos as bibliotecas interiores que formalizamos com a nossa memória.

A Biblioteca procura como sentido da sua ação trabalhar essa memória pelas palavras e pelos recursos que estão à nossa disposição para a ideia essencial de sonhar possibilidades e construir formas de conhecimento. Assim todos os meses será apresentado um conjunto de autores (escritores / ilustradores / pensadores) que procurarão ir de encontro aos interesses e gostos de leitura dos alunos e que se relacionam com os objetivos do currículo.

Pretendemos divulgar um conjunto de autores, que pela sua importância no panorama da literatura e das ideias possam interessar a diferentes públicos. Caso haja um alargamento da partilha de ideias e projectos à Biblioteca, os autores do mês poderão ser reformulados, para procura atingir diferentes públicos. Através das estruturas intermédias (os Departamantos) faremos chegar essas propostas para chegarmos a um consenso sobre os destaques a realizar.

Na Biblioteca haverá um cartaz identificando algumas das suas obras e no Boletim Mensal estará disponível uma biografia sobre os mesmos. A equipa da Biblioteca apresentará igualmente um boletim bibliográfico sobre o referido autor. No blogue dar-se-á destaque a elementos importantes da sua obra literária. Em alguns meses haverá dois autores, de modo a complementar universos diferentes e largos e que podem oferecer leituras diferenciadas sobre temas comuns.

(1) António Lobo Antunes, "Já escrevi isto esta manhã", in Quinto Livro de Crónicas, pág.85

Sem comentários:

Enviar um comentário