segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Recomeçar



"A palavra escrita ensinou-me a escutar a voz humana" (1)

A Biblioteca da Escola Secundária Rainha Dona Amélia procura neste espaço, introduzir um conjunto de ideias, sugestões, atividades, recursos de informação que possam de uma forma positiva e dinâmica apresentar o que é o papel e a função de uma Biblioteca Escolar. Alterámos um pouco o modelo de apresentação do blogue nas suas cores, mas também nas suas funcionalidades, processo ainda em curso. Demos continuidade ao blogue que já existia, tendo mantido também o URL do mesmo.

Este blogue, de uma biblioteca escolar procura ser um espaço digital que procura refletir sobre os sentidos, tons e linhas das palavras, a matéria-prima dos livros. Neste espaço iremos procurar ser nos próximos meses um lugar, um ambiente de comunicação onde se descrevem sonhos relativos  à natureza humana. Fazemos parte de uma espécie que utiliza a palavra para se exprimir, para como diz António Lobo Antunes «estar mais perto do coração da vida».

De diferentes modo serão as palavras o que irá alimentar este espaço que procura ser sobretudo uma plataforma de comunicação de uma comunidade educativa. É pelas palavras, pelo uso da linguagem que assimilamos o mundo, é com elas que procuramos fazer uma viagem de significado com a vida. É com elas que tecemos com a imaginação, com a memória os espaços que construímos com as pessoas.  As palavras são a expressão gráfica dos sonhos que envolvem a natureza humana.

Exprimimos com as palavras a memória dessa ambição de tocar a beleza e a liberdade. As palavras que nos devolvem aos olhos e à respiração os livros, são companheiros de uma viagem longa, atribulada, inconstante e desconhecida. Conduzimos pelos livros uma imensa aventura onde procuramos acrescentar uma linha, um olhar, um traço, uma palavra à fantástica aventura da vida. Lemos, pois para que possamos renascer todas as manhãs.

Iremos assim, neste espaço apresentar escritores, pensadores, ideias, no sentido que isso promova a leitura e a escrita. Introduziremos livros e ideias de diferentes contextos. Apelamos à participação dos docentes e à publicação de textos, de produtos informativos, de trabalhos resultantes de situações de aprendizagem realizados com os alunos.

Fazemos uma primeira proposta. Justamente iniciando com os docentes, a apresentação breve de um pequeno livro, de uma leitura significativa, pela ideia, espaço ou tempo em que decorreu. Bastará enviar o mesmo para o mail da Biblioteca (ver contatos ao lado). Sempre que for possível e os docentes e alunos os achem significativos ou interessantes, o blogue destina-se a dar visibilidade ao que se realiza na escola em diferentes contextos. Com as palavras, com a imagem, com os recursos que podem ser disponibilizados. É nesse sentido que o iremos utilizar.

Iniciamos este caminho convidando todos a interagir, neste projeto, que procura lidar com a memória do Homem, a sua História, isto é a sua humanidade, o seu conhecimento, as suas emoções, como elemento comum a dinamizar este projeto de leitura e escrita.


(1) Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano

Sem comentários:

Enviar um comentário