terça-feira, 2 de dezembro de 2025

 Hoje, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. Alexandre Homem Cristo, esteve presente na nossa escola. Por ocasião da visita à Biblioteca Escolar,  proferiu algumas palavras sobre a importância fundamental da leitura para o desenvolvimento pessoal e académico dos alunos.

Eis fotos ilustrativas desses momentos:





                                                                  






A Coordenadora da Biblioteca Escolar: Ana Cristina Tavares

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

ARTE DIGITAL EXPOSIÇÃO - PIXEL ANALÓGICO

 Os alunos da turma 9º 4ª apresentam o resultado final do estudo da noção de pixel, e a transformação do mesmo em desenho analógico, no âmbito da disciplina de ARTE DIGITAL. O painel encontra-se na zona de PC's da Biblioteca Escolar até ao final do 1º período letivo.

Aqui fica o convite para visitarem esta mostra de trabalhos e o nosso agradecimento por esta partilha.







Mário Silva (Artes Visuais) e Ana Cristina Tavares (Coordenadora da BE)

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Dia Mundial da Filosofia - 20 de novembro de 2025

 Celebrando o Dia Mundial da Filosofia, os alunos foram convidados a debater sobre a intimidade contra o caos urbano e a resiliência. Os docentes de Filosofia dinamizaram uma aula diferente, recorrendo a fotografias de Eduardo Gageiro, orientando a reflexão e o debate para a importância da Filosofia.

Eis fotos ilustrativas dessas atividades na Biblioteca Escolar:






A Equipa da Biblioteca Escolar: Tereza Santos (Filosofia) e Ana Cristina Tavares (Coordenadora da BE)



quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Livro do Mês

 

Educação e Liberdade de Expressão

Proposta de leitura - A Liberdade de Expressão em Tribunal de Francisco Teixeira da Mota, Fundação Manuel dos Santos, ed.2014

Recentemente, temos sido confrontados com o direito à “Liberdade de Expressão” e da sua importância decisiva numa sociedade democrática e plural. Desde o que se entende por texto de opinião, texto de comentário nas redes sociais ou na TV, texto humorístico ou texto de ensaio de ideias, temos uma variedade de possibilidades onde se valoriza a individualidade mas também, a comunicação e partilha com a sociedade a que pertencemos.

A questão que se coloca é como devemos entender a liberdade de expressão e se todas estas formas são idênticas nos seus objetivos. Ouvimos, à saciedade, defender a liberdade de expressão como um valor absoluto e um direito humano fundamental. No entanto, temos que introduzir aqui algumas reflexões sobre que sentido tem “expressar a nossa opinião”, “ expressar as nossas ideias” e “ fazer uma apreciação humorística” sobre algo ou alguém que nos suscita atenção. Aqui entra o papel fundamental da educação, visto que, de facto, estas formas de liberdade de expressão não são, de todo, equivalentes nem na sua função nem no seu alcance. Não é, por acaso, que os filósofos, foram sempre cautelosos quanto ao valor da “opinião”, considerando até que esta era “perigosa” e “não fundamentada” de acordo com ideais mais importantes como a Verdade, o Bem Comum ou os fins da Educação em si mesma. O que se passou entretanto, para termos caído no logro de confundir “liberdade de expressão” com “emitir opiniões”?

Podemos apontar várias razões para este fenómeno recente, uma delas, a valorização excessiva do individualismo, a perda de uma referência essencial do “espaço público” que passou para as redes sociais, onde qualquer um acha que sabe de tudo, e nos “ talkshows televisivos”, vemos uma panóplia de comentadores com ideologias políticas diferentes pronunciarem-se sobre as mais diversas matérias; perda de sentido do valor do “consenso” como base de uma sociedade equilibrada em torno do Bem Comum; ausência de limites sobre até onde deve ir a “liberdade de expressão”.

Exemplos atuais, mostram-nos que, o discurso de ódio, o bullying demonstrado nas redes sociais, o discurso “humorístico” na rádio e media , têm vindo a ultrapassar limites que levam a ter que recorrer frequentemente a Tribunais a nível Nacional e Internacional, acabando por pôr em causa a tolerância do que deve ser permitido dizer. O caso recente da humorista Joana Marques, em confronto com os cantores “Anjos”, foi um caso paradigmático, lançando uma grande discussão sobre estas questões e o papel da Educação.

 A Liberdade de Expressão é um direito e um pilar da sociedade democrática mas deve assentar no respeito pela dignidade da Pessoa e da sua integridade pessoal, psicológica, ético-moral e social, entre outras, com vista a que a comunicação de diferentes posições ou perspetivas não seja um foco de tensão que acaba por pôr em causa as bases do diálogo e tolerância e até do BEM COMUM.



                       A Equipa da Biblioteca Escolar

                Professora de Filosofia Isabel Nunes de Sousa

terça-feira, 18 de novembro de 2025

"Spooky Short Stories Contest"

 "No âmbito da celebração do Halloween, a Biblioteca Escolar [BE] acolheu o "Spooky Short Stories Contest", uma iniciativa dos docentes de Inglês que envolve as turmas do 9.º, 10.º e 11.º ano. Foi selecionada a melhor história do 3.º ciclo e a melhor do secundário, que agora partilhamos convosco, que revelaram maior criatividade, humor negro e domínio da língua inglesa, assim como cumprimento do género narrativo de terror. Desejamos-vos uma excelente leitura!"

Sofia Almeida (Coordenadora do Dep. de Línguas)




A Coordenadora da Biblioteca Escolar: Ana Cristina Tavares

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Dia de S.Martinho

Recordámos, no dia 11 de novembro, a lenda de S. Martinho com a leitura expressiva, na sala de professores, de quadras alusivas ao tema.  3 alunos do 7º 4ª: a Maria, o Luís e o Manuel, a quem agradecemos, leram as seguintes quadras populares:

 

Numa fria tarde de outono

Pela estrada cavalgava

Martinho soldado romano

Que uma bela capa usava


Em redor que temporal

Que chuva de arrepiar 

Naquela tarde outonal

Fazia um frio de rachar


Estava à beira do caminho

Um pobre homem a tremer

sem casaco nem roupa quente

sem nada para se aquecer


Ao vê-lo Martinho parou

E quis o mendigo ajudar

Ao meio a sua capa cortou

Para com ela o agasalhar


Depois retomou viagem

Em tão gélido ambiente

Com meia capa e coragem

Leva a alma contente


De repente tudo mudou

Parecia até irreal

A chuva pronto parou

O sol brilhou sem igual


E ninguém sofreu de frio 

Nos três dias a seguir

A água correu no rio

O campo pôs-se a florir


Devido á sua bondade

Veio o sol a brilhar

Fez fugir a tempestade

E pôs o bom tempo a reinar


Em novembro celebramos

o feito de S. Martinho

As castanhas partilhamos

O mesmo fazendo ao vinho


Eis a lenda que celebramos 

Graças ao bom coração

deste santo que louvamos

Do outono se fez verão


                                                           FELIZ DIA DE S. MARTINHO!


A Coordenadora da Biblioteca Escolar: Ana Cristina Tavares

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

"Halloween" na Biblioteca Escolar

 

"No âmbito da celebração do Halloween, a Biblioteca Escolar [BE] acolheu o "Spooky Short Stories Contest", uma iniciativa dos docentes de Inglês que envolve as turmas do 9.º, 10.º e 11.º ano. Cada turma concorrente criou, em aula, diversas histórias de terror, tendo sido selecionadas para integrar a exposição aquelas que a maioria dos alunos considerou as melhores. O resultado revela criatividade, imaginação, humor negro e domínio da língua inglesa. Para finalizar este "contest", será selecionada a melhor "short story" do 3.º ciclo e a melhor do ensino secundário, que serão oportunamente publicadas na página da BE. 

Para além de celebrar uma tradição cultural de expressão internacional, esta atividade pretende promover a interculturalidade anglófona e incentivar o desenvolvimento da escrita criativa e das competências específicas do género do terror, aproximando os alunos da leitura e da expressão artística num ambiente dinâmico e inspirador."


 Eis fotos ilustrativas do novo ambiente e do placard com trabalhos dos alunos na disciplina de Inglês. 






Aqui fica um especial agradecimento à Coordenadora do Departamento de Línguas (Sofia Almeida) e às docentes colaboradoras na criação do ambiente: Ana Cristina Silva (História) e Tereza Santos (Filosofia).
A Coordenadora da Biblioteca Escolar: Ana Cristina Tavares

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Concurso "Uma aventura literária 2026"

 Já abriu o concurso "Uma aventura literária 2026 " da Editora Caminho.

Aqui fica o convite para participares (alunos de 3º ciclo ou secundário) numa das 6 modalidades previstas:

Texto original

Crítica

Desenho

Recomendação de leitura

Olimpíadas da História

Teatro na Rádio

Podes seguir a hiperligação para saberes mais pormenores. Na Biblioteca Escolar podes ver o cartaz de divulgação e tens as fichas de inscrição para fotocopiar.

Os trabalhos podem ser individuais, de grupo ou de turma.

https://www.uma-aventura.pt/concursos/concurso-uma-aventura-literaria-2026

PARTICIPA E MOSTRA A TUA CRIATIVIDADE!


A Coordenadora da Biblioteca Escolar: Ana Cristina Tavares

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Dia da "Hispanidad" na ESRDA

 Concurso de Portas marca o Dia da “Hispanidad” na nossa escola!

No dia 13 de outubro, a nossa escola celebrou o Dia da “Hispanidad” com uma atividade especial que envolveu criatividade, trabalho em equipa e muita cultura: o Concurso de Portas Temáticas. A proposta foi uma verdadeira viagem pelo mundo hispano, incentivando os alunos a conhecerem melhor os países que compartilham o idioma espanhol e suas ricas tradições.

Cada turma ficou responsável por representar um país hispânico, decorando a porta da sala com elementos típicos da cultura local, como bandeiras, trajes tradicionais, músicas, comidas típicas, paisagens, personagens históricos e expressões em espanhol. Durante a preparação, os alunos fizeram pesquisas e trabalharam juntos para transformar suas portas em verdadeiros murais culturais.

O resultado foi surpreendente: os corredores da escola ganharam vida com cores, símbolos e histórias, tornando o ambiente mais alegre e educativo. As portas transformaram-se em janelas para diferentes culturas, despertando o interesse e o respeito pela diversidade do mundo hispânico.

O júri foram os alunos da disciplina de espanhol que teriam de dar pontuações às restantes portas com base em critérios como criatividade, conteúdo cultural, uso do espanhol e impacto visual. Embora tenha havido uma votação para eleger as portas mais destacadas, todos os participantes foram reconhecidos pelo empenho e dedicação.

Mais do que uma competição, o concurso foi uma oportunidade de aprendizagem significativa, integrando cultura, arte e língua estrangeira de forma lúdica e envolvente.

Parabéns a todos os alunos, professores e funcionários que colaboraram para o sucesso dessa atividade!

Confira abaixo algumas fotos dessa atividade incrível! 




Lara Domingos (Docente de Espanhol) e Ana Cristina Tavares (Coordenadora da Biblioteca Escolar)

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Selo comemorativo dos 160 anos da Rainha Dona Amélia

Os alunos do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, do 12º ano, apresentam na Biblioteca Escolar o resultado de uma primeira proposta de Desenho Digital/paginação, com o objetivo de comemorar os 160 anos do nascimento da Rainha Dona Amélia.

Aqui fica o convite para visitarem a exposição, que se encontra na Biblioteca Escolar, na sala do Mobiliário Histórico, desde o dia 30 de setembro.








  

                                                     










Mário Silva (Artes Visuais) e Ana Cristina Tavares (Coordenadora da BE)

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Comemoração do Dia da Rainha

    No dia 29 de setembro, no âmbito das celebrações do Dia da Rainha,  a nossa escola reuniu alunos, pais, avós e professores para um dia repleto de momentos especiais. Um dos momentos altos foi a entrega de Certificados de Mérito e de Excelência, reconhecendo o esforço, o empenho e a dedicação de estudantes que se destacaram ao longo do passado ano letivo. De seguida, assistimos a momentos de dramatização preparadas pelos alunos, que evocaram aspetos biográficos da patrona da nossa escola. O espetáculo final com música, dança e  presença equestre mostrou um  trabalho entusiástico e revelador de espírito de equipa. 

Aqui ficam algumas fotos ilustrativas da participação de toda a comunidade educativa e personalidades de várias entidades culturais que têm parcerias com a ESRDA,  contribuindo para tornar este dia memorável.






  A Biblioteca Escolar teve o seu espaço aberto à comunidade educativa com uma mostra de atividades do ano letivo anterior,  trabalhos de alunos no âmbito do Dia Europeu das Línguas, exposição bibliográfica e curiosidades biográficas sobre a Rainha Dona Amélia, recolhidas pelos alunos do 11ºE2, no âmbito da disciplina de Filosofia.

Eis mais fotos ilustrativas:





A Coordenadora da Biblioteca Escolar: Ana Cristina Tavares


 

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Dia Europeu das Línguas

 

O Dia Europeu das Línguas é comemorado todos os anos no dia 26 de setembro e lembra-nos da riqueza e diversidade de línguas que existem em toda a Europa. Este dia não é apenas uma oportunidade de aprender palavras novas, mas também de compreender culturas diferentes e criar pontes de amizade entre pessoas de toda a Europa.

Aprender línguas abre portas: permite conhecer pessoas, viajar de forma mais consciente e perceber melhor as tradições e histórias de outros países. Este ano o tema foi «As línguas abrem-nos o espírito e o coração!», refletindo a ideia de que a aprendizagem de línguas estimula tanto as emoções como a mente.

Na nossa escola, o dia foi assinalado com várias atividades. Os alunos realizaram trabalhos sobre símbolos culturais e a sua palavra preferida nas diferentes línguas, que culminou com uma exposição na biblioteca e noutros espaços espalhados pela escola. O dia ainda foi assinalado com diferentes atividades dentro de sala de aula através de quizzes e jogos de palavras. Este ano a comemoração assinalava os seus 25 anos de existência.

A exibição dos trabalhos produzidos criou momentos de partilha, criatividade, visibilidade e inclusão, destacando-se o envolvimento dos alunos.

O Dia Europeu das Línguas ajuda a descobrir que cada língua tem a sua beleza e que comunicar é também uma forma de aproximar corações e mentes. Afinal, quanto mais línguas conhecemos, mais mundos conseguimos explorar!





Docentes do Departamento de Línguas e Profª Bibliotecária

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Sessões de motivação para a leitura - 7º anos

 Todas as turmas de 7º ano, durante este mês de setembro, realizam visitas guiadas à Biblioteca Escolar para ficarem a conhecer os seus serviços e funcionamento. Também estamos a efetuar sessões de motivação para a leitura, em simultâneo, com essas mesmas turmas.

Aqui ficam algumas fotos ilustrativas desses momentos de partilha do gosto pelos livros e pela leitura!








A Coordenadora da Biblioteca Escolar: Ana Cristina Tavares

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Novo ano letivo e novas leituras!

 Com o início das aulas a aproximar-se a passos largos vimos recomeçar as nossas publicações, após um mês de ausência.

O novo ano letivo combina com novas leituras. Eis as aquisições recentes que estarão  disponíveis para requisição, logo que seja efetuado o tratamento documental das mesmas (Registo e Catalogação).

Trata-se sobretudo de mais exemplares de livros de leitura obrigatória ou recomendada pelo PNL. Também damos destaque à literatura com 2 autores premiados com o Nobel : Han Kang e Jon Foss. Os alunos também terão à sua disposição mais exemplares sobre a obra de Camões, ainda no âmbito da comemoração do V Centenário do nascimento do poeta. Uma temática de grande atualidade e pertinência é representada por títulos sobre a Inteligência Artificial.

Bom ano e boas leituras!





A Profª Bibliotecária: Ana Cristina Tavares

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Desafio para as férias ...

     A leitura é o passaporte para mundos fantásticos, personagens inesquecíveis e experiências incríveis.

    Aqui fica um desafio: nesta pausa de verão, lê pelo menos um livro e partilha essa aventura literária connosco!

    LEMBRETE: a Biblioteca Escolar está encerrada mas a Biblioteca de Alcântara - José Dias Coelho, parceira da ESRDA, espera por ti!

BOAS LEITURAS E BOAS FÉRIAS!






A Coordenadora da Biblioteca Escolar: Ana Cristina Tavares

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Leitura para as férias ...

 As tão merecidas férias estão a chegar para os alunos. Independentemente do local e das atividades que irão realizar durante as mesmas é importante e sempre agradável reservar algum tempo diário para a leitura. 

Não vamos indicar alguns títulos para lerem mas sugerir uma visita à 95ª Feira do Livro, em Lisboa, no Parque Eduardo VII, que termina a 22 de junho. Um percurso pela mesma com a família ou os amigos constrói boas memórias. 

Além das várias editoras representadas e com descontos interessantes há também vários eventos, nomeadamente encontros com escritores, sessões de autógrafos, leituras, palestras...

BOAS FÉRIAS E BOAS LEITURAS!



 A Coordenadora da Biblioteca Escolar: Ana Cristina Tavares

 


terça-feira, 3 de junho de 2025

Violência no namoro - trabalhos em Cidadania e Desenvolvimento

 "Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento os alunos, das turmas 8º2 e 8º3,  refletiram sobre a importância dos afetos numa relação e analisaram diferentes comportamentos que frequentemente ocorrem no namoro.

Com base no "Violentómetro" construído pela APAV e pela UTAD, uma escala de valores onde são classificados vários comportamentos de acordo com a sua gravidade, os alunos debateram as diferenças entre a perceção que eles tinham da gravidade de alguns comportamentos e o nível de gravidade que lhes era atribuído nesta escala, assim como sobre as razões que poderiam ditar estas diferenças. 

No final, os alunos foram desafiados a criarem cartazes com mensagens a alertar para o tema e sobre o que não devem permitir nos seus relacionamentos.

A atividade permitiu que os alunos partilhassem dúvidas, experiências e, pela troca de ideias, percebessem o que devem considerar alertas e como se poderão proteger de eventuais situações.
As diferentes mensagens veiculadas nos cartazes mostram como a diversidade de pensamento conduz à criatividade e à expressão artística dos mesmos."

(Texto da docente Patrícia Avões)






Ana Cristina Tavares (Coordenadora da Biblioteca Escolar), Isabel Rodrigues (Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas), Patrícia Avões (docente de Cidadania e Desenvolvimento). 


quinta-feira, 29 de maio de 2025

A propósito do Dia da Europa

 No 3.º período,  aproveitando a comemoração do “Dia da Europa” a 9 de maio, foi proposto, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, um projeto de trabalho, em duas turmas de 7.º ano,  que levasse os alunos a alargar os seus conhecimentos sobre os países que integram a União Europeia.

Por sorteio, foi atribuído a cada aluno(a) um país devendo ser elaborada uma maquete com um "Bilhete de Identidade” de cada país. Eis algumas imagens alusivas a esta exposição na Biblioteca Escolar.

Aqui fica o convite para uma visita a esta exposição de final de ano letivo.














Profª Isabel Alarcão e Silva - História e Ana Cristina Tavares - Coordenadora da Biblioteca Escolar