quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Comunidade de leitores

Apaixonei-me todas as vezes
e ainda assim foram insuficientes
para a idade e dedos que tenho.

Conduzo a alta velocidade,
ignorante dos radares.
Foram pelo menos quinze,
os túneis até hoje.

Escapei ilesa. Frases mal pronunciadas,
suspiros demasiado presentes,
uma t-shirt usada em excesso
em dias de sono longe,
memórias inesperadas,
longas páginas de prosa,
poesia, jornalismo e catálogos
de venda postal
têm-me salvo com frequência
do abismo.

Ensinavas-me a viver longe e
podia acreditar em ti,
se me chamasses. (1)

Ontem, dia três de dezembro na Biblioteca o grupo que constitui a comunidade de leitores, promovida pela professora Filipa Barreto em colaboração com um jornalista do JL, e os alunos de uma turma do 11º ano de Literatura Portuguesa conversaram sobre poesia e sobre as palavras de Margarida Ferra.

(1) - Margarida Ferra. "3".Sorte de principiante, ETC, 2000.

Sem comentários:

Enviar um comentário