quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Filme do mês - A hora do lobo


A hora do lobo é um filme do conhecido Jean-Jacques Annaud e que nos reconduz a um dos períodos da história da China e a um do seus aspetos mais perturbantes - a revolução cultural. Da  China de Mao, em 1967 chega-nos através dessa leitura das ideologias que esquecem com frequência a humanidade, a respiração individual das pessoas e a memória de um território.

De uma profunda beleza natural, A hora do lobo devolve-nos paisagens naturais de grande significado sobre a Mongólia e coloca-nos sobre o simbolismo das culturas ancestrais, isoladas. mas de uma verdade, de significados humanos profundos. Chen Zen, um jovem estudante de Pequim integra essa ideia de educar uma população rural isolada, no modo como a revolução cultural sempre achou que cada indivíduo é um ser a dispensar nos grandes valores do estado e da sua dominação ideológica.

O jovem perceberá que a comunidade a educar tem um sentido de identidade próprio, uma cultura de território, onde vive uma das figuras simbólicas das estepes, o lobo. A hora do lobo revela a ligação entre os lobos e os pastores,na formulação da própria identidade do território. A captura de um lobo pelo jovem irá desencadear uma ameaça ao próprio sentido de existência da comunidade e a ideia burocrática do poder central de eliminar os lobos revela-se ameaçadora e perturbante.

“A Hora do Lobo” é um filme de Jean-Jacques Annaud que surge na senda de outros filmes sobre animais feitos pelo realizador francês (“O Urso”, de 1988, “Dois Irmãos”, de 2004”) e adapta o livro Wolf Totem de Jian Rong (pseudónimo de Liu Jiamin). 

Livro publicado em 2004, sobre a sua experiência de jovem estudante enviado em missão “educadora” para as estepes em 1967, e que na China se transformou no maior sucesso editorial desde O Pequeno Livro Vermelho, de Mao Tsé-Tung. A hora do lobo realiza a adaptação do livro, Wolf Totem, e é nesse sentido um filme de uma grande beleza pelos conteúdos éticos que discute, as relações de poder, as ideologias, o território e a natureza. 

Sem comentários:

Enviar um comentário