segunda-feira, 14 de março de 2016

Fernão Capelo Gaivota - Livro da semana

Título: Fernão Capelo Gaivota
Autor: Richard Bach
Edição: 2ª
Páginas: 137 p.
Editor: Lua de Papel
ISBN: 978-989-23-3131-7
CDU: 821.111(73)-31
Sinopse: Fernão Gaivota  passou o resto dos seus dias sozinho, mas voou muito para além dos Penhascos Longínquos. O seu único desgosto não era a solidão, mas sim o facto de as outras gaivotas se terem recusado a acreditar na glória do voo que as esperava, se terem recusado a abrir os olhos e a ver.
Ele aprendia mais, a cada dia que passava. Aprendeu que um mergulho uniforme a alta velocidade podia levá-lo a encontrar o peixe raro e saboroso que nadava em cardume a três metros de profundidade: nunca mais precisava de barcos de pesca e de pão velho para sobreviver. 

Aprendeu a dormir no ar, definindo à noite uma rota ao sabor do vento costeiro, voando 160 quilómetros desde o pôr-do-sol à aurora. Com o mesmo controlo interior, voou através de nevoeiros densos, elevando-se acima deles até deslumbrantes céus limpos... enquanto qualquer outra gaivota ficava em terra, conhecendo apenas neblina e chuva. Aprendeu a cavalgar os ventos altos até terra, bem para o interior, para se alimentar de insetos delicados.

Aquilo que ele tinha um dia desejado para o Bando, conseguia agora para si próprio, sozinho.Aprendeu a voar, e não estava arrependido do preço que tinha tido de pagar. Fernão Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a raiva são as razões por que a vida de uma gaivota é tão curta e, afastando-os do seu pensamento, ele viveu realmente uma bela vida.
Fotografia: Russell Munson

Sem comentários:

Enviar um comentário