quinta-feira, 17 de março de 2016

O pensamento de Umberto Eco (I)

Ponto de partida paras atividades com alunos do 10º e 11º anos sobre o valor das Humanidades na formação das pessoas e no desenvolvimento das sociedades. Foram apresentadas algumas ideias de Umberto Eco sobre o valor do livro como instrumento de aprendizagem, os novos suportes e a importância deste património da memória das sociedades. O livro enquanto objeto é uma das mais significativas invenções do género humano. 

Ele constrói connosco significados, conduz-nos numa viagem, da qual nós nos apreendemos para nós próprios. A leitura em formatos digitais alarga a possibilidade de novos leitores, mas não é uma leitura capaz de nos fazer descobrir os mais interiores espaços do texto. A memória de uma leitura do livro é real, diferenciada e única. Nos suportes digitais essas memórias não se distinguem. Os suportes digitais estão concebidos para funcionarem como instrumentos de pesquisa de informação. 

A memória nas sociedades representa o conhecimento de uma identidade, a integração de todos num valor comunitário que identifica e reconhece os cidadão, como entidades vivas de  uma cultura. O estudo dessa memória permite refletir sobre os fatores que organizam uma animi cultural, isto é os significados que nos conduzem aos valores do espírito. São estes que em microcosmos organizam a criação artística e respondem às necessidades do belo, como uma entidade superior de existência humana.

As redes digitais tornaram possível uma democratização no acesso a conteúdos e como espaço alargado sem controle de publicação, a internet passou também a ser utilizada por qualquer pessoa, independentemente da validade dos seus textos. Essa globalização dos acessos cria muitas dificuldades para a construção de um conhecimento capaz de reconhecer a diferença. Entre milhões de conteúdo cria-se um sentido aparentemente igualitário, que não é mais que o kitsch ao serviço de um pensamento utilitário. As redes permitiram a divulgação de qualquer informação, sem a que a mesma fosse acompanhada de qualquer certificação institucional. 
Nesta apresentação de algumas das ideias de Umberto Eco partiu-se para a apresentação genérica de alguns dos seus livros, com destaque para o Nome da Rosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário