quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

"Charlie ou retrocesso"

O mundo acontece lá fora e aqui. Ainda bem!
Há opiniões, há pensamentos, há ideias. Há letras e palavras que se cruzam em páginas do real, novas, atuais; memórias dos dias.

Charlie ou retrocesso
“Pode parecer algo presunçoso o que vou dizer mas prefiro morrer de pé a viver de joelhos”
                                              Charb, jornalista da publicação Charlie Hebdo, depois do atentado de 2011

“Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida”
                                                                                        Che Guevara

Abstenho-me de descrever os atentados, nos quais morreram alguns dos nosso verdadeiros mártires, porque o leitor conhecê-los-á tão bem como eu, mas julgo existirem dois pontos de análise fundamentais: a questão da liberdade de expressão e o fomento do extremismo (europeu) pelo extremismo (islâmico).
Tem-se defendido que determinados termos não devem ser discutidos porque facilmente melindram alguém. A verdade é que tudo o que dissermos é suscetível de insultar. A isenção é impossível.
“O nosso limite são os outros”. E se o limite dos outros for uma religião na qual as mulheres não têm direitos? Não posso criticá-lo?! É meu dever fazê-lo! Concordo com Mandela, mas criticar não é desrespeitar e esta crítica, creio, pode conduzir à libertação dos implicados, ao encorajamento do seu espírito crítico, da reflexão sobre si mesmos.
A liberdade de expressão, que não é o incentivo ódio-crime, desejavelmente punido judicialmente – não deve ter limites (o que não significa que seja moral dizer tudo). É quem se deixa afetar por um desenho que tem um problema, não quem o desenha.
Não há palavras para descrever este ataque, mas pior será se ele levar à regressão do Ocidente. A discussão acerca dos limites da liberdade de expressão é sugestiva. A Oxford Editora proibirá as publicações em que o porco surja como personagem (o conto Os Três Porquinhos, por exemplo) pois podem ser considerados ofensivas por muçulmanos e judeus; Marine Le Pen sugeriu o regresso da pena de morte; fala-se me fechar a Europa, ignorando os que nela veem a única possibilidade de uma existência digna.
Isto não pode acontecer. A Europa não pode ceder, tem de continuar a ser o continente da justiça e da liberdade que, apesar de tudo, tem sido.
Todos temos de, sem hipocrisias, ser Charlie, apontar os nossos defeitos (ou deixar que no-los apontem, os humoristas) e diminuí-los. Tentar um mundo mais livre, justo e tolerante, no qual se possa discutir tudo e se encoraje e respeite a liberdade dos outros, é nosso dever moral.
A escolha é: Ser Charlie ou aceitar o retrocesso.

Je suis Charlie!

Sofia Sequeira, 11.º B

Sem comentários:

Enviar um comentário