segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O caminho da esperança - livro da semana

Título: O caminho da esperança
Autor: Stéphane Hessel / Edgar Morin
Edição: 1ª
Páginas: 66
Editor: Planeta
ISBN: 978-989-657-273-0
CDU: 316.42

Sinopse: 
"Nunca a humanidade juntou tanto poder a tanta desordem, tantas inquietações, tantos brinquedos, tanto conhecimento e tanta incerteza. A inquietação e a futilidade partilham os nossos dias entre si. 
Devemos perguntar o que faz pior, hoje em dia, à alma dos homens: a paixão cega que nutrem pelo dinheiro ou a impaciência febril de que sofrem" (...)

Na nossa sociedade falta empatia, simpatia e compaixão, substituídas por indiferença e ausência de cortesia entre pessoas que vivem muitas vezes no mesmo bairro, no mesmo prédio. Dizer bom-dia a um desconhecido significa reconhecê-lo, em termos humanos, digno de simpatia. Do mesmo modo, falta compreensão no seio das empresas, das famílias. 

Quando a missão se reduz à profissão, falta amor nos cuidados médicos, nos hospitais e no ensino, quando, como disse Platão. "para ensinar é preciso amor", is tó é devemos amar o conhecimento e aqueles a quem o passamos. Como muito bem disse Axel Honneth "é graças à experiência do amor que cada um de nós pode aceder à confiança em si próprio". A forma suprema do reconhecimento do próximo é o amor."

(Um livro sobre a chamada crise em que centros políticos e financeiros insistem em impor a milhões de pessoas, mas que é sobretudo um déficit espiritual e moral. Um pequeno livro sobre essa necessidade de acordar do estado de "olhos abotoados", na expressão singular de Miguel Torga.)

Sem comentários:

Enviar um comentário