quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Nós somos feitos de átomos ou de histórias?


Nós somos constituídos por átomos e por histórias, Os átomos são os constituintes de toda a matéria e também nos constituem a nós. Porém, uma pessoa sem histórias, sem memórias, não pode ser feliz. As nossas histórias completam-nos, fazem de nós o que somos. Como? Temos de passar por experiências que marcam a nossa vida, só assim poderemos aprender e compreender o mundo e a humanidade (o que pode ser uma missão impossível!). Com as experiências, reconhecemos erros, a nossa ignorância, as nossas incapacidades. Esta compreensão leva à correção, à melhoria, ao saber, à interrogação. Somos sempre feitos de átomos e de histórias, constituintes da nossa humanidade, da nossa vida.

| Catarina Ventura| 10.º C1 |


Somos feitos de átomos, mas são as histórias que nos tornam quem realmente somos. Sem histórias éramos todos iguais, sem ideias novas e sem vontade de mudar. Pois, sem histórias, quer as que já vivemos ou as que nos contam ou lemos, não teríamos aquela vontade de saber mais, aquela necessidade que temos de inovar nas nossas vidas. As histórias conduzem-nos a viver novas aventuras. Sem histórias seríamos apenas um monte de átomos sem utilidade. Teríamos vida de pouco significado: seria o nascimento, a vida e a morte sem qualquer evolução. Sem histórias perderíamos tudo o que somos interiormente. 

                                                                                                          | Martim| 10.º C1 |

Penso que somos claramente feitos de átomos. Mas isso é completamente irrelevante comparado com o que as histórias fazem de nós. Somos manipulados e influenciados de todas as maneiras possíveis por histórias. E é tão bom que assim seja. Tornamo-nos leitores compulsivos, discípulos da leitura. Para mim a leitura é algo que deve nascer connosco ou então nunca fará parte de nós. Podemos aprender a gostar, mas nunca fará parte de algo que nos é essencial. Sou e sempre fui uma apaixonada pela leitura e não há nada tão belo como a ideia de que o paraíso possa ser uma biblioteca. Não há nada tão lindo como comparar os pássaros pendurados nos fios de eletricidade com a pontuação de uma frase invisível.  


                                                                                        | Beatriz Conceição | 10.º C1 |

Sem comentários:

Enviar um comentário