quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Escritor do mês - Vergílio Ferreira

Vergílio António Ferreira nasceu em Melo, a 28 de janeiro de 1916, e faleceu em Lisboa, a um de março de 1996. Foi escritor, romancista e ensaísta, e estudou no Seminário do Fundão, entre 1926 e 1932, completando os seus estudos na cidade de Coimbra. Licenciou-se em Filologia Clássica na Uni-versidade de Coimbra onde, durante a segunda metade dos anos trinta, tomaria contacto com um neorrealismo emergente. 

Foi professor em Évora (1945-1958) e em Lisboa (desde 1959 e até à sua reforma). Notabilizou-se no domínio da prosa ficcional, sendo um dos maiores romancistas portugueses do século XX. Foi como escritor que mais se distinguiu. 

O seu nome continua, atualmente, associado à literatura, através da atribuição do Prémio Vergílio Ferreira. Em 1992, recebeu o Prêmio Camões. A sua vasta obra, geralmente dividida em ficção (romance, conto), ensaio e diário, costuma ser agrupada em dois períodos literários: o Neorrealismo e o Existencialismo. 
Considera-se que Mudança é a obra que marca a transição entre os dois períodos. Temas como a morte, o mistério, o amor, o corpo, o sentido do universo, o vazio de valores e a arte, são recorrentes na sua produção literária.

Sem comentários:

Enviar um comentário