terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Starman came back to the stars


"Strange fascination, fascinating me
Changes are taking the place I'm going through" - De Changes

A vida tem muitas vezes destas ocorrências e Mrº David Bowie was Mrº David Bowie. Estas notícias são sempre graves pela supressão da vida, do sorriso que se perde, da irreverência que é sempre uma forma de escrever essa cintilação que nos é dado quando nascemos. No caso de David Bowie essa gravidade tem ainda mais significado, pela capacidade demonstrada de criar a cada gesto novas formas de construir identidades, de revelar de modo criativo a substância que a curiosidade permitiu construir.

A sua biografia é a sua vida e de certo modo foi até a sua morte. A sua capacidade de exprimir experiências estéticas foram uma das suas originalidades convocando a imagem, a cor e a figuração teatral. Experiências que resultaram de uma observação do mundo e do qual recriou reflexivamente um conjunto de personagens que integraram a cultura popular. Major Tom, a Ziggy Stardust, a Alladin Sane ou Thin White Duke foram algumas dessas figuras inventadas que deram no seu conjunto o rosto do que seria um ícone da cultura popular, justamente David Bowie.

O palco serviu a Bowie para distrair a sua timidez e construir uma identidade em palco. Essa construção de palco foi realizada a partir de uma viagem feita a partir do cosmos. Major Tom vivia dessa ideia de viagem, um silêncio espectral que procura ainda definir-se. Starman era ele próprio, o rapaz das estrelas que viajava numa odisseia de espaços planetários. Com Ziggy Stardust inicia a capacidade de se exprimir e de retirar do tempo o essencial, a face que se descobre nas mudanças. Todas as gerações que se seguiram ao início da década de setenta e que integraram diferentes movimentos culturais e musicais tinham nascido a ouvir Ziggy Stardust.

Bowie deu-nos momentos preciosos, a ideia de que na vida não se pode estranhar o que é estranho, que a diferença é preciosa, e que a singularidade é algo a defender e a cultivar. E nesse sentido o amor sobre a guerra, a vida que se emerge em continentes não contidos de emoção são formas superiores de mudar o mundo. Com Bowie todos os desalinhados de algo ou desajustados encontraram formas possíveis de se identificar com um mundo em mudança. 

A importância de David Bowie não foi ter feito grande música para se consumir, mas sim de nós a termos integrado na nossa vida. O valor de David Bowie foi ter-nos dado uma ilusão reconfortante. A de sermos nós os denunciadores de homens, vendedores do mundo, dos que destroçaram esperanças e dedos, como flores de sonhos. A de sermos nós a sermos ou julgarmos poder ser o cântico do amor sobre a guerra, como em Heroes. Essa capacidade essencial de exercer a maior divindade humana, mesmo em pequenos segundos de eternidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário