segunda-feira, 25 de maio de 2015

Breviário Mediterrânico - Livro da Semana

Título: Breviário Mediterrânico
Autor: Predrag Marvejevitch
 Edição: 1ª
 Páginas: 260
Editor: Quetzal
ISBN: 978-972-564-7639
CDU: 926.2
Sinopse: "A filologia do mar- rico de inteligência e de poesia, no que mistura de rigor e de temeridade, (...) de precisão científica e de epifania do infinito." (1)



O Mediterrâneo é esse caminho estrelar por onde o sol e a luz abrem formas particulares de organização social e económica. O Mediterrâneo, tal como a viagem, a navegação constrói-se na lenda, na geografia, no perfume alto dos pinheiros, nas encostas de figueiras onde já prenunciam as areias do deserto e nas cidades que reflectem as suas aventuras. Todas as palavras são instrumento e memória da linguagem precisa e enérgica que é o milagre do mar. Dando consistência ao particular, juntando no quotidiano as formas imaginativas da civilização. 

Predrag Matvejevitch descreveu em Breviário Mediterrânico, a luz solar, o perfume das laranjeiras, o vento silvestre no olival, onde as azeitonas e o sal fermentam os dias. Com ele aprendemos, o que sentimos nas cidades onde o mar fez soprar o seu encanto por onde perdemos a voz com as sereias. Se a viagem nos fez descobrir o que somos,o mar, com os seus rios interiores e exteriores deu-nos a alegria de redescobrir outras paisagens, outras formas de ser.

Há quem ainda não tenha compreendido que o Mediterrâneo deu origem à Europa, que sem ele, ela não teria existido, que nele se desenham as formas culturais e humanas do que sabemos ser e do que tentamos construir em tantas margens do sonho. O Mediterrâneo é a base cultural de uma civilização que se definha todos os dias, pela incapacidade de ver o mundo e a sua própria herança civilizacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário