sexta-feira, 15 de maio de 2015

Semana das Artes - Ilustração / Textos (I)

Vagueio pelos corredores da escola, entro numa viagem de cores explosivas. Reparo numa girafa, que olha para mim, observo um cavalo, uma bola de Berlim, que brilha, paro em frente do desenho de um olho, simples mas complexo, observo melhor e descubro que a esfera que me parecia azul é, na verdade, o planeta Terra.
Continuo a viagem, deparo-me com o desenho de um elétrico em Lisboa, e estou dentro de um poema de Cesário. Azul, verde, encarnado, curvas, linhas, traços, mil imagens rodopiam na minha cabeça.

Piso uma mancha de tinta amarela, sinto a arte em todo o lado, agora vejo a escola de uma maneira diferente!
Maria Tavares, 11º F

Penso que é importante este tipo de exposição, pois aqueles que possuem talento estão a partilhar com outros a maravilha das suas obras.
Cada um tem o seu estilo, e é isso que torna as suas criações tão extraordinárias e apelativas ao olhar.
Gostei muito das ilustrações dos peixes do Sermão de Santo António, porém gostei mais da ilustração do esqueleto. O seu traço, a profundidade, a reflexão que o desenho provoca são simplesmente magníficos. A outra obra que me chamou a atenção, além do esqueleto, foi um desenho que vi num diário gráfico, no qual duas mãos separam um coração em duas metades. A obra sugere um sentimento de dor causada por um rompimento, e é isto que torna estes desenhos autênticas obras de arte, a capacidade de transmitir os sentimentos que estão por detrás da sua criação.

Bruno Nunes, 11º F

Esta Semana das Artes é uma grande ideia! Quando entro na escola, de manhã, deparo-me com vários desenhos incrivelmente bem feitos. Não é só na entrada, é por toda a escola!
A mim, que sou provavelmente a pior pessoa do mundo a desenhar, apetece-me tentar fazer alguns rabiscos quando vejo os desenhos tão bem feitos! Peixes, aranhas, girafas, auto-retratos, esqueletos… há de tudo! Depois de ver estas criações por todo o lado, só desejaria desenhar bem como os meus colegas autores dos trabalhos, mas isso, infelizmente, não acontece…
Só espero que a escola tenha mais boas ideias como estas, para repetir!
Duarte Ferreira, 11º F

Esta grande exposição das disciplinas de Desenho, Educação Visual e Arte Digital é extraordinária. É de louvar esta iniciativa, que só mostra a qualidade da nossa escola e dos nossos alunos. Vê-se que os trabalhos foram feitos com uma grande paixão.
Todos os alunos, de todas as áreas, têm um papel a cumprir: nós, de Humanidades, que estamos muito ligados à escrita, temos a oportunidade de fazer isto que eu estou a fazer agora – escrever. E os de Artes desenham. Estamos, sem dúvida, ligados uns aos outros.
Caetano Beirão da Veiga, 11º F

(As linhas e as cores, as palavras e as ideias, do branco mais puro até ao negro, de onde as sombras nascem nas tonalidades de cada sonho. Algumas dos trabalhos da Semana de Artes Visuais e outros tantos textos, naquilo que os alunos ali puderam ver e transmitir).

Sem comentários:

Enviar um comentário