terça-feira, 5 de maio de 2015

Mulheres que lêem são perigosas - livro da semana

Título: Mulheres que lêem são perigosas
Autor: Stefan Bollmann
Edição: 1ª
Páginas: 149
Editor: Círculo de Leitores
ISBN:  978-972-42-4002-2
CDU: 821.112

Sinopse: As mulheres foram e são as grandes leitoras. Foram elas que usaram nos mundos particulares, todas as possibilidades para reconstruir mundos pessoais, aventuras e sonhos emergindo para universos, onde se sentissem mais próximas do que mais amavam. Este é um livro sobre a história da leitura e de como  as mulheres foram evoluindo nos espaços da leitura. 

Nesta aventura das mulheres na leitura encontramos, dos momentos de representação do mundo, com o nascimento do cristianismo e a Bíblia, onde se procurava uma luz no mundo aos espaços da intimidade, no fascínio pela descoberta. Dos momentos de intimidade com a leitura, como descoberta, mas já também como prazer de uma liberdade individual. E encontramos a leitura onde as leitoras se deixam representar pelos sentimentos do livro, expansão do seu ser, à procura de si próprias, onde leitura e a vida se confundem na necessidade de criar caminhos alternativos, naquilo que o século XX mais fez nos leitores e nas leitoras.

O título do livro pode enganar no sentido de lhe dar uma conotação "política", mas ele expressa essa história de conquista de liberdade que foi a leitura no feminino. Os livros, companheiros de uma liberdade de descoberta, construtores da dúvida, criadores de universos de intimidade permitiram a liberdade existencial a gerações de leitores e em especial das mulheres. Assente num conjunto de pinturas fascinantes, o livro é um grande fresco sobre a construção da autoconfiança e dessa capacidade de criar ideias.

Sem comentários:

Enviar um comentário