Os exames são sempre um ponto maior de stress para os alunos. Processo que decorre pela procura de um
desempenho que materialize os que sabe e que se traduza num resultado que permita o
grande objectivo - entrar num curso superior. Deixamos aqui algumas sugestões
redigidas a partir de um texto publicado no Jornal Expresso, em 2014 e
sintetizadas pela Psicóloga Teresa Alves Soares.
- Programar o estudo e controlar a execução desse plano: Traçar objectivos é meio caminho andado para os atingir. Gastar algum tempo a pensar e organizar os dias de trabalho até ao exame, ou seja, fazer uma listagem das matérias prioritárias e planear dominá-las, com horários e objectivos traçados, semana a semana e dia a dia. No final de cada dia, gastar cinco minutos a verificar o que se fez e o que não se fez e o que é preciso fazer para recuperar. Estudar bem exige disciplina.
- Testar o que se sabe: a avaliação, através de exercícios e de testes, é um auxiliar importantíssimo do estudo. Pensar sobre como responder e saber o que se errou, são fundamentais para aprendizagem.
- Voltar atrás quando não se percebeu uma parte da matéria. Fingir que se podem saltar obstáculos, não resulta, é um erro tremendo!
- Decorar e perceber, perceber e decorar: a memorização ajuda à compreensão e a compreensão facilita a memorização.
- Optar pela estratégia mais fácil, nem sempre é o melhor: saber, dominar as matérias dá trabalho e nem sempre é fácil.
- Perante o exame, não desanimar, nem desistir: Perante a dificuldade, persistir! Quando a resposta não é óbvia, reler a pergunta e pensar um pouco mais sobre a resposta. Às vezes é preciso algum tempo entre ler a pergunta e ter uma ideia da resposta. Quando vos parecer que a resposta é demasiado fácil, não deixem de responder ou não pensem que é um truque. Acontece que algumas respostas até são simples.
- Acrescentamos que ajuda muito, dormir bem na noite anterior e ter uma alimentação adequada, durante o período de estudo.
BOM TRABALHO!
Sem comentários:
Enviar um comentário