quinta-feira, 9 de junho de 2016

Dicas para os exames...

Os exames são sempre um ponto maior de stress para os alunos. Processo que decorre pela procura de um desempenho que materialize os que sabe e que se traduza num resultado que permita o grande objectivo - entrar num curso superior. Deixamos aqui algumas sugestões redigidas a partir de um texto publicado no Jornal Expresso, em 2014 e sintetizadas pela Psicóloga Teresa Alves Soares.
  • Programar o estudo e controlar a execução desse plano: Traçar objectivos é meio caminho andado para os atingir. Gastar algum tempo a pensar e organizar os dias de trabalho até ao exame, ou seja, fazer uma listagem das matérias prioritárias e planear dominá-las, com horários e objectivos traçados, semana a semana e dia a dia. No final de cada dia, gastar cinco minutos a verificar o que se fez e o que não se fez e o que é preciso fazer para recuperar. Estudar bem exige disciplina.
  • Testar o que se sabe: a avaliação, através de exercícios e de testes, é um auxiliar importantíssimo do estudo. Pensar sobre como responder e saber o que se errou, são fundamentais para aprendizagem.
  • Voltar atrás quando não se percebeu uma parte da matéria.  Fingir que se podem saltar obstáculos, não resulta, é um erro tremendo!
  • Decorar e perceber, perceber e decorar: a memorização ajuda à compreensão e a compreensão facilita a memorização.
  • Optar pela estratégia mais fácil, nem sempre é o melhor: saber, dominar as matérias dá trabalho e nem sempre é fácil.
  • Perante o exame, não desanimar, nem desistir: Perante a dificuldade, persistir! Quando a resposta não é óbvia, reler a pergunta e pensar um pouco mais sobre a resposta. Às vezes é preciso algum tempo entre ler a pergunta e ter uma ideia da resposta. Quando vos parecer que a resposta é demasiado fácil, não deixem de responder ou não pensem que é um truque. Acontece que algumas respostas até são simples.
  • Acrescentamos que ajuda muito, dormir bem na noite anterior e ter uma alimentação adequada, durante o período de estudo.
BOM TRABALHO!

Sem comentários:

Enviar um comentário