Título: A Lista de Schindler
Data de lançamento: 1993
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes,...
Géneros: Drama; Guerra, Biografia, Século XX
Nacionalidade: Estados Unidos da América
Um filme sobre uma figura do regime nazi Oskar Schindler, uma figura como outras que na Alemanha nazi prosperou com a guerra. Um filme que revela um pouco desse mundo que tornou aceitável o inaceitável e que aqui evolui de uma figura sedutora e comerciante do mercado negro para um homem que salvará vidas. Filme sobre um conjunto de pessoas que se salvaram da loucura do nazismo graças à sua visão humana. Filme biográfico que permite conhecer o interior da máquina de guerra e morte do regime hitleriano e nos dá também a conhecer as pequenas "fugas" para salvar a vida humana. Filme de um homem que acabaria por perder a sua fortuna apenas por ter feito desse ideal a missão da sua vida. Um filme importante para conhecer um pouco da tragédia do século XX.
Título: A culpa é das estrelas
Data de lançamento: 2014
Direção: Josh Boone
Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, ...
Géneros: Drama; Romance
Nacionalidade: Estados Unidos da América
Um filme sobre dois adolescentes e uma doença difícil. O crescimento, o tempo que se encurta, o meio familiar e as formas de sobreviver em cada dia quando se tem "uma bomba" a viver no interior de um ser humano. O filme adapta um romance de grande sucesso,"A culpa é das estrelas" de John Green e é a entrada na vivência quotidiana de uma doença e nos limites que ela coloca. É um filme que procura ainda ler os significados na adolescência desse "fim" substantivo que pode ter uma vida, seja a real, seja a que lemos todos os dias em livros, onde de algum modo se tentam encontrar pontes para o que procuramos compreender.
Título: Hannah Arendt
Data de lançamento: 2013
Direção: Margarethe von Trotta
Elenco: barbara Sukova, Axel Milberg, Janet Mc Teer, ...
Géneros: Biografia; Drama
Nacionalidade: Alemanha; França
Hannah Arendt é um filme sobre uma das grandes figuras do pensamento do século XX e sobre uma temática que a ocupou durante várias décadas, reflectir sobre a natureza do mal. Hannah Arendt assiste ao julgamento em Nuremberga dos crimes de guerra do regime de Hitler, e em particular de um cérebros do regime, Adolf Eichmann. Procurando ver uma justificação dentro do próprio sentido do regime nazi, Hannah Arendt vê apenas a banalidade do mal. Vê apenas um burocrata a cumprir ordens. Não vê nenhuma reflexão, nenhum pensamento. E vê também uma comunidade judaica em que também houve colaboração para com esse mal. Hannah Arendt viu-se envolvida por isso mesmo num escândalo, como se essa crítica não fosse possível. Hannah Arendt é um filme sobre um processo histórico mas é também uma reflexão sobre o que podem ser as sociedades contemporâneas. É uma reflexão sobre uma ideia essencial, a de que são os sistemas, mais que as pessoas que conduzem a construção desse mal. E nesse sentido dá-nos uma ideia muito importante. A absoluta necessidade de que a sociedade humana esteja protegida contra essa banalização do mal, através da construção de processos legais, de instituições e de uma cultura democrática real e substantiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário