segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Curiosidades sobre alimentos - Sabias? (II)

As CEBOLAS são cultivadas há mais de cinco mil anos na Ásia e no Médio Oriente. Os egípcios usavam-nas como moeda para pagar aos trabalhadores que construíram as pirâmides e colocavam-nas nos túmulos dos reis, como Tutankhamon.A cebola tem as seguintes qualidades na saúde humana:1. É um anti-inflamatório natural; 2. Contribui para a beleza da pele e dos cabelos; 3. Ajuda a prevenir doenças do sistema nervoso e a combater doenças respiratórias…

ALFACE nasceu na região do Mediterâneo Oriental e na Ásia ocidental.
Com representações que aparecem em antigos túmulos egípcios, o seu cultivo inicia-se, a partir de  4500 a.C. Os antigos gregos e romanos utilizavam a alface como alimento e devido às suas propriedades terapêuticas. Na China ela está associada à boa sorte. Christopher Columbus introduziu variedades de ALFACE na América do Norte durante a sua segunda viagem, em 1493. Foi plantada na Califórnia pelos missionários espanhóis no século XVII. A alface tem as seguintes qualidades na saúde humana: 1. Ajuda a combater a insónia e os resfriados; 2. Acalma dores musculares; 3. Ajuda a fortalecer as vias respiratórias. Tem importantes efeitos na prevenção da anemia.
 
O MORANGO é já conhecido no século II a. C., pela civilização romana. Era valorizado pelas suas propriedades terapêuticas e utilizado para um conjunto alargado de doenças. É curioso que parte carnuda do morango, a que comemos, não é o fruto mas o resultado do inchaço dos talos da planta. O fruto verdadeiro é a semente amarela que fica incrustada na superfície da parte carnuda. Podem-se destacar os seguintes efeitos na saúde humana: 
1. Ajudam a reforçar a imunidade; 2. Ajudam a melhorar a memória; 3. Previnem o envelhecimento precoce; 4. Têm poucas calorias e 5. Ajudam a reduzir o colesterol.
 
O CHOCOLATE entrou regularmente na alimentação humana, por volta de 1500 a.C., numa civilização que ocupava o espaço onde onde existem o México e a Guatemala. Posteriormente, os Maias e os Astecas, povos da mesma área, desenvolveram o costume de beber chocolate, produto que era considerado sagrado. O chocolate entraria nos costumes das cortes europeias durante o desenvolvimento dos  impérios coloniais e hoje é um alimento de grande procura. O chocolate está associada na alimentação a qualidades que o destacam como fonte de uma sensação de bem estar. Fornece energia e estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos.

Sem comentários:

Enviar um comentário