Voltamos a falar durante este ano
letivo mensalmente dos filmes do mês, destacando algumas iniciativas e falando
sobre essa fonte de conhecimento e de lazer cultural que é a sétima arte.
Os últimos filmes em cartaz no mês de outubro que agora deixamos são em muitos casos adaptações de obras literárias. Foi esse o caso de A rapariga no comboio de Tate Taylor adaptação de um livro de sucesso mundial, com o mesmo título e da autoria de Paula Hawkins. O filme muda alguns dos aspetos do livro, não só na graduação da intriga como no cenário da ação. Para quem aprecia narrativas fílmicas de tipo thriller de cariz psicológico é um filme a considerar ver.
Seguindo uma adaptação linear da obra o realizador Ron Howard propõe mais um filme inspirado na obra de Dan Brown de título Inferno. Filme de continuação do que já se tinha visto no Código da Vinci ou em Anjos e Demónios é uma narrativa sobre a simbologia religiosa, mas que não traz nada de novo.
Woody Allen regressa com uma comédia romântica tendo por base os anos trinta e quarenta do século passado.Um filme sobre Hollywood, sobre as relações amorosas e as suas dificuldades e também sobre o poder e os hábitos sociais e culturais de Nova Iorque de uma classe social dominante.
De destacar ainda a comédia francesa, Bem-Vindos... Filme sobre a sociedade francesa, onde se discutem questões como o acolhimento de emigrantes, os refugiados, a pobreza. Filme que não ultrapassa certos estereótipos da sociedade francesa e das diferenças sociais entre grupos e que tende a ser demasiado otimista em relação a esse problema. É um filme simpático que permite pensar questões interessantes, pois convida a verificar como a Europa se encontra em dificuldades para se discutir a si própria.
Sem comentários:
Enviar um comentário