quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Lisbon & Estoril Film Festival (VI)

Destaques: Dia 9
A Barreira
Ficha técnica:
Realizador: Jerzy Skolimowski
Argumento: Jerzy Skolimowski
Fotografia: Jan Laskowski 
Produtora: Zespol Filmowy “Kamera”
A Barreira é um filme de 1966 e que nos devolve o quotidiano da sociedade comunista na Polónia tentando discutir as aspirações dos jovens e o seu conflito entre sonhos, aspirações e realidade. Misturando fantasia e documentário o filem acaba por ser um bom documento para conhecer o que foram as sociedades comunistas, em concreto num dos seus países mais relevantes,a Polónia. A narrativa inspira-se nas técnicas fílmicas usadas em França, na década de sessenta pela chamada Nova Vaga.


Terre et Cendres
Ficha técnica:
Realizador: Atiq Rahimi
Argumento: Kambuzia Partovi, Atiq Rahimi 
Fotografia: Eric Guichard 
Produtora: Afghanfilm, Les Films du Lendemain, France 3 Cinéma
Terre et Cendres é um filme de 2004 rodado rodado na França e no Afeganistão e que nos dá a atmosfera de um país desolado pela guerra. Um  velho homem caminha com o seu neto por uma paisagem desolada, conduzido por uma enorme solidão e dividido entre os códigos de uma cultura e o seu remorso. Conduzindo a criança até um local onde o seu filho trabalha interroga-se sobre esse dilema da perda humana e da guerra que consome vidas.
 

Lion – A Longa estrada para casa
Ficha técnica:
Realizador: Garth Davis
Argumento: Luke Davies  

Fotografia: Greig Fraser 
Produtora: See-Saw Films, Aquarius Films, Screen Australia
A Longa Estrada para casa é um filme de 2016, rodado em diferentes países (Áustria, Reino Unido e Estados Unidos). Conta-nos a história de um rapaz indianao, Saroo que estando perdido na cidade de Calcutá é recebido num orfanato. É adoptado por um casal australiano. Ao tornar-se num jovem procura saber o que terá acontecido ao lar onde pertencia e à família de que ele gostava particularmente. Filme sobre os desenraizados e sobre a integração numa nova sociedade fala-nos sobre uma forma de solidão que se desenvolve em sociedades onde os indivíduos perdem o contacto com a sua origem cultural e social.


  

Sem comentários:

Enviar um comentário