sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Rómulo de Carvalho e António Gedeão - A ciência e a poesia

No dia nacional da cultura científica algumas turmas e um conjunto de professores celebraram na Biblioteca a memória de Rómulo de Carvalho, o seu valor cívico e o seu contributo para a construção de uma cultura científica.

Foi feita uma apresentação genérica sobre a vida de Rómulo de Carvalho e apresentada as suas vertentes de professor, divulgador científico e poeta. Foi escutado "Poema a Galileo" e lido um poema onde se exploraram as temáticas do Homem e da Natureza na sua poesia.
Os alunos do 12º C2 partilharam um conjunto de experiências com os seus colegas mais jovens, os alunos do 7º 2 e 7º3ª sobre algumas das ideias desenvolvidas por Rómulo de Carvalho como divulgador de Ciência. Foram feitas pequenas apresentações, com base no livro Física para o Povo sob a supervisão da professora Leonor. Foram escolhidas as seguintes experiências:
  1. Centro de massa;
  2. Periscópio;
  3. Ímanes;
  4. Ilusões óticas;
  5. Figuras de cinema;
A sessão foi muito interessante pelas suas componentes de ciência e poesia e pela memória de um homem, que sendo em si muito desprendido era uma figura imensa na sua humanidade. Talvez os alunos associem no futuro Rómulo de Carvalho e António Gedeão a esta sessão e às ideias discutidas. É uma esperança agradável de se ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário