terça-feira, 15 de novembro de 2016

Visita de estudo - 12ºs anos: Tapada de Mafra

No dia 10 de novembro deste ano letivo, três professores e duas turmas do 12º ano realizaram uma visita de estudo a Mafra no âmbito do património natural e das atividades económicas desta região. Assim, foi feita uma visita à tapada de Mafra e nesta foram realizadas diferentes atividades:
  1. Visita de comboio através da tapada e dos seus 21 kms, onde foi possível conhecer as diferentes espécies vegetais. A Tapada de Mafra foi construída na década 40 do século XVIII por iniciativa do rei D. João V e servia como espaço ligada à caça para a família real e como modo de recolher lenha para aquecer o convento de Mafra. A variedade vegetal é riquíssima  e nela pode ainda ser vista o pavilhão de caça do rei D. Carlos e outras construções mais recentes.
  2. Ainda na Tapada foi feita uma atividade dinamizada por um apicultor que abordou toda a questão da produção de mel e pólen, assim como esclareceu algumas dúvidas ligadas às abelhas e ao seu modo de vida nos cortiços.
  3. A terminar a visita à Tapada de Mafra foi feita um atividade dinamizada por um falcoeiro que fez demonstrações com aves de rapina. Deu informações muito interessantes sobre a sua importância na Natureza e todos ficaram mais conhecedores dos hábitos e modos de vida em "cativeiro" das aves de rapina.



De seguida a visita de estudo concentrou-se na visita a uma empresa de panificação, tendo os alunos tomado conhecimento com as diferentes fases do modo de produção. A visita terminou com uma deslocação a uma conhecida "aldeia" perto de Mafra. Esta "aldeia" foi construída durante várias décadas por um oleiro e que representa em ponto pequeno, muita da arquitetura portuguesa, do imaginário do País, das suas tradições, ocupações e grupos sociais. A visita de estudo foi avaliada pelos alunos como muito satisfatória e dela resultará um guia de exploração das particularidades económicas e turísticas de Mafra

Sem comentários:

Enviar um comentário