segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Mozart: uma vida secreta - livro da semana

Título: Mozart, uma vida secreta
Autor: Wolfgang Amadeus Mozart
Edição: 1ª
Páginas: 155
Editor: Cavalo de ferro
ISBN: 989-623-020-X
CDU: 82-6

Sinopse: 

Conhecemo-lo pela genialidade da sua música. Foi sem dúvida um expoente de uma expressão cultural, a perfeição pela simplicidade daquela forma de composição. 

Mas foi mais do que isso. Representou uma ruptura no caminho difícil de permitir ao Homem construir o seu conhecimento do Mundo, formulando um caminho. Incompreendido, lutou sempre usando a liberdade e a convição. 

Se a música o eternizou nessa perfeição de quem canta com os anjos, a sua atitude, a sua rebeldia de se afirmar pelo seu talento, acima dos protocolos da corte e da mediocridade de tantos foi um exemplo inspirador. No século XVII um cozinheiro, um funcionário da corte ainda vale mais do que um músico, mesmo que ele se chame Mozart e encante os anjos. Foi esse o seu erro, a ingenuidade de quem acredita sempre no valor do belo acima de qualquer outra dimensão. Nesta Vida Secreta, as suas cartas à família denunciam os seus valores essenciais que a sua música sempre exprimiu. Alguns excertos:

"Dêem-me o melhor piano da Europa, mas com uma audiência que nada percebe, ou que nada quer perceber, e que não sente comigo aquilo que toco, e perderei todo o prazer. (...) mas sabia também que não podia agir de forma diferente sem faltar à minha consciência e à minha honra. (...) 

Se podemos chamar divertimento livrarmo-nos de um príncipe que não nos paga e abusa de nós até à morte, então é verdade, estou divertido, (...)" Bem", disse ele, "parece-me que aqui dificilmente conseguirá fazer um bom trabalho", "Porquê?" Vejo por aqui tantos medíocres que fazem carreira, e eu com o meu talento não deveria ser capaz? (...) Pois também aqui tenho os meus inimigos, mas onde é que não os tive? No fim de contas, é sempre bom sinal".

Sem comentários:

Enviar um comentário