quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Novidades na Biblioteca - Filmes (II)

   
Out of Africa, na tradução portuguesa África Minha, é um filme de 1985, com realização de Sidney Pollack, que obteve sete Óscares: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Direção Artística e Melhor Som. Com a participação, nos papéis centrais, de Meryl Streep, Robert Redford e Klaus Maria Brandauer, relata a história de uma mulher de grande coragem, no coração de África. Narrativa de um recomeço de vida, na gestão de uma plantação de café do Quénia, de Karen Blixen e do barão Bror Blixen. Narrativa da colonização europeia de África, conta o imenso romantismo que atraiu pessoas a outra forma de vida. Narrativa de grande beleza, da força de uma mulher, das suas mágoas, das suas memórias e de um amor perdido. África Minha é um dos mais belos filmes sobre África.

Dead Poet Society, na tradução portuguesa O Clube dos Poetas Mortos, é um filme de 1989, realizado por Peter Weir e com a participação muito especial de Robin Williams, no papel do professor John Keating. Este personagem é acompanhado por um grupo de alunos, onde podemos destacar Robert Sean Leonard, Ethan Hawke e Josh Charles nos papéis de Neil Perry, Todd Andersen e Knox Overstreet respetivamente. O Clube dos Poetas Mortos é uma narrativa sobre o valor da escola e das escolhas pessoais de cada um e como elas podem influenciar uma vida com significado. A liberdade de pensamento e de expressão, o valor da poesia para reclamar a essência humana, o amor e a beleza, tudo faz deste filme um objeto grandioso. O clube dos Poetas Mortos é um grito pelo tempo em que estamos vivos, pela nossa capacidade de acrescentar na vida com os outros um sentido com significado. Um filme para qualquer geração compreender o seu papel e as possibilidades do seu legado nos dias e na vida.

Patch Adams é mais um filme com uma representação notável de Robin Williams. realizado em 1998, realizado por Tom Shadyac, relata-nos a história de vida de Patch Adams, o homem que descobriu num sanatório que queria ser médico para ajudar os outros. Filme de grande sensibilidade sobre o amor, sobre a sua influência no modo como a doença e o cuidado aos outros pode ser determinado por atitudes mais humanas. Num papel que nos leva do choro ao riso, à ternura íntima por quem se despede da vida, o filme lembra uma figura que daria mais tarde corpo a um Instituto e a um movimento que nos Estados Unidos incentivaria a importância do sorriso para criar nos doentes uma força anímica suplementar para superar as suas doenças. O nariz vermelho, ou "os doutores palhaços" que mais recentemente chegaram à Europa, conduz esta ideia de promoção de um bem-estar anímico para superação de dificuldades físicas de grande dificuldade.
Com O Clube dos Poetas Mortos e Patch Adams Robin Williams deixou-nos dois papéis em que quase se confundiu com personagens que vivem a vida com um sentido de beleza que certamente inspiraram milhões. Um filme de grande valor pedagógico e disponível nas novas aquisições da Biblioteca. 

Sem comentários:

Enviar um comentário