quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Novidades na Biblioteca - Livros (I)

  
O pintor debaixo  do Lava-Loiças sendo uma metáfora é uma narrativa sobre um pintor que existiu. Afonso Cruz conheceu esta história familiar e decidiu criar uma história sobre um pintor que existiu na realidade. Afonso Cruz conheceu esta história familiar e decidiu criar uma história sobre um pintor real, um refugiado judeu em Portugal durante a 2ª Guerra Mundial. Afonso Cruz criou um livro muito visual, onde a imagem acompanha o texto e com o qual conhecemos um pintor. Figura um pouco desconcertante, um homem à procura de si num mundo que nem sempre se compreende. Em O pintor debaixo  do Lava-LoiçasAfonso Cruz dá-nos a conhecer uma parte da sua história familiar e revela-nos um quadro humano de coragem e persistência por valores essenciais à vida.

Em O Deus das pequenas coisas, a indiana Arundhati Roy dá-nos o ambiente complexo da sociedade indiana, através de uma história familiar e das respostas encontradas para um quotidiano que em muitos aspetos é estranho para nós. Em O Deus das pequenas coisas, narra-se a história de dois irmãos gémeos na Índia, na década de 60. Numa família em ruína, as crianças reinventam a infância possível e fazem uma descoberta que conduz a narrativa. Tudo pode mudar num só dia e a vida de cada um pode ter o seu rumo alterado, de repente  assumindo formas novas. As crianças descobrem que as coisas podem terminar para sempre. Encontramos neste livro a descrição da angústia e uma magia que advém do conhecimento que se procura. O livro recebeu o Book Prize em 1997 e é considerado uma pequena grande obra.

A sombra do vento é um livro sobre os livros, sobre o seu valor enquanto memória e como património civilizacional. Trata-se de um livro escrito com uma narrativa poética e onde as descrições assumem um valor pictórico, pois o texto é-nos dado como uma grande pintura. A sombra do vento introduz-nos na história de um livro que pode abrir as portas ao desconhecido. Tendo por fundo o final da Guerra Civil de Espanha, a visita ao Cemitério dos Livros surge-nos como, um prémio para a uma criança desconsolada. Local de memória dos livros esquecidos pela Humanidade coloca no centro da narrativa essa tarefa de ser uma criança a escolher um livro e de se tornar a sua guardiã. O livro acaba por conduzir a criança na procura de um autor e da sua história. Um livro sobre o mistério, a aventura, o desconhecido e o valor inestimável dos livros e da leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário