quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Novidades na Biblioteca - Livros (II)

  
Como um Romance de Daniel Pennac, é um pequeno livro que nos traz o tema da leitura, o seu processo, a sua magia e a dificuldade em converter muitas vezes os jovens em leitores. Como um Romance é uma pérola que identifica alguns dos erros que se cometem para fazer leitores e nos conduz a casa; aos amigos e à escola. Identifica-nos os direitos inalienáveis do leitor, a fim de rotinar leitores em compreender melhor a sua individualidade enquanto tal, explicando-os. Como um Romance é sobre essa ciência quase oculta de "levantar" as palavras, o processo da leitura. O livro está organizado em quatro capítulos (I. Nascimento do Alquimista; II O Dogma da leitura; III. Dar a Ler e IV. O que leremos) e desperta-nos para a verdadeira necessidade que temos de que as escolas sejam locais onde se aprenda a ler e onde se ame a leitura. O gosto pela palavra descoberta é em muitos casos mais importante do que a verificação formal de um texto como trabalho de investigação/interpretação?

A intimidade perdida...
Neste princípio de insónia, repenso o ritual da leitura, todas as noites, à cabeceira da cama, quando ele era pequeno, a horas fixas e com gestos imutáveis: era de certo modo como uma oração. O súbito armistício depois da balbúrdia do dia, os reencontros livres de todas as contigências, o momento de silêncio concentrado antes das primeiras palavras da história, a nossa voz que finalmente soa como de facto é, a liturgia dos episódios... Sim, a história lida todas as noites constituía a mais bela função da oração, a mais desinteressada, menos especulativa, a que dizia respeito apenas aos homens: o perdão das ofensas. Não se confessava nenhuma falta, não havia qualquer preocupação em receber uma porção de eternidade, era um momento de comunhão entre nós, a absolvição do texto, um regresso ao único paraíso que tem valor: a intimidade. Sem que o soubéssemos, descobriríamos uma das funções essenciais do conto, e mais generalizadamente da arte em geral, que é impor uma trégua no combate entre os homens.
O amor ganhava um rosto novo.
Era gratuito.

A Casa de Papel de Carlos Maria Domínguez, é outro pequeno livro sobre os livros e a leitura. A Casa de Papel fala sobre esse universo de pessoas que habitam nos livros, cujas vidas se cruzam com livros e que estão marcadas pela paixão misteriosa e inexplicável da leitura. Os livros podem influenciar-nos na nossa própria vida, no real que habitamos. Livro de dimensões reduzidas acaba por ser uma metáfora sobre a leitura e aquilo que um livro nos pode dar, nos espaços de silêncio. Livro que nos interroga sobre fronteiras, a loucura e a normalidade e que nos diz que uma Biblioteca, a nossa Biblioteca é um conjunto de realidades emocionais, muito maior que o somatório de um conjunto de livros.

No Meu Peito Não Cabem Pássaros oferece-nos a leitura de vidas afastadas no espaço e congregadas pelo tempo que vivem. Partindo de um episódio real, a passagem de dois cometas pela Terra, Nuno Camarneiro dá-nos uma visão da vida vivida por três destacadas e muito importantes figuras da Literatura, Fernando Pessoa, Jorge Luís Borges e Franz Kafka. Três figuras, entre as suas cidades na visão de superar o quotidiano e construir a imortalidade de um caminho feito dos sonhos que nos transbordam. A vida, a memória, as palavras, a morte e o esquecimento, entre os caminhos que percorremos, com o sol a nascer em nós. A infância, o consolo das histórias vividas e inventadas entre os que no tempo forjaram o azul de um aconchego e nos deram a visão de um caminho. No Meu Peito Não Cabem Pássaros é um grande livro, uma sabedoria de palavras, momentos intermitentes que nos trazem a linha dos olhos que procuramos para recuperar a beleza, o encontro com a respiração do amor que nos faça ser um ponto brilhante nos dias esquecidos. A beleza e o sorriso entre as cicatrizes que nos caracterizam, que nos rasgaram o espírito e o corpo até chegar a um encontro, ao perfume solar capaz de nos fazer render um novo salto, a dos pássaros que em nós voam.

O mundo é um vazio desmedido que não queremos nem podemos aceitar, os homens também, as cidades, os países, os planetas também. Não há palavras que encham tanto vazio. Os livros que deixamos são obras de filigrana, fios ténues do sentido com que delimitamos o volume do que não entendemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário