sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Novidades na Biblioteca - Filmes (III)

  
Meia- Noite em Paris é um filme de 2011 de Woody Allen, que nos conduz à cidade de Paris. Nela observamos a narrativa de um casal americano à procura dos encantos da cidade luz. No seu percurso por Paris, Gil Pender, um roteirista de Hollywwod, faz uma viagem no tempo à descoberta dos escritores que se inspiraram nessa cidade. Redescobre os anos 20, contactando figuras como Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Picasso ou Luís Buñuel. Filme sobre a arte, sobre a procura da beleza em aspetos do quotidiano e de uma simplicidade que nos traga um sentido substantivo da vida. Meia- Noite em Paris é  a busca de algo que sempre falta na vida de cada um, uma certa ilusão sobre a vida dos outros e aquilo que sentimos falta. É um filme que faz sobre Paris o que Manhattan fez sobre Nova Iorque, uma declaração de amor por uma cidade enigmática. 

Crimes e Escapadelas, é um filme de 1989 realizado igualmente por Woody Allen, que se enquadra na lista dos seus filmes que procuram fazer uma leitura filosófica da vida. Em Crimes e Escapadelas narra a vida de um homem de grande sucesso pessoal e social, um reputado oftalmologista, pilar de uma comunidade judaica, que se envolve numa relação extraconjugal e que pelos problemas criados aceita uma solução radical proposta pelo seu irmão, a morte da amante. Paralelamente uma outra narrativa é-nos oferecida, a de Cliff Stern, desempenhado pelo próprio Woddy Allen, um produtor de documentários e que procura manter a sua integridade intelectual. Filme de algum pessimismo, onde Woody Allen nos coloca questões importantes. A de saber se há moralidade num  mundo sem Deus? Se existe algo que nos obriga a observar a Lei, se há alguma forma de impedirmos uma vida amoral, onde a sorte responde por si só ao que vai acontecendo? As duas figuras encontram-se no final e esse encontro é uma visão sobre a própria vida. Sob a influência de Ingmar Bergman e de algumas imagens de "Morangos Silvestres" de 1957, Woody Allen faz com Crimes e Escapadelas um dos seus grandes filmes, uma narrativa sobre o crime sem castigo, tema que abordará mais tarde nos filmes Match Point ou Cassandra.O filme foi apreciado pela crítica e pelo público, tendo recebido três nomeações para os Óscares.

Selma é um filme de 2014 realizado por Ava Duverney e que retrata o papel de Martin Luther King na luta pelos direitos civis na América, nomeadamente em 1965. Trata-se da marcha no Alabama entre Selma e a capital do estado, Montgomery e representa um dos momentos altos da cidadania americana e da História Contemporânea. Selma é a representação cinematográfica de uma marcha que envolveu milhares de pessoas, na luta pela igualdade de direitos, por parte da comunidade negra. A marcha foi essencial para a aprovação da Lei dos Direitos ao Voto pelo presidente Lyndon B. Johnson e uma conquista incrível para os indivíduos de raça negra. É um filme que mostra esse momento único de construção do sufrágio universal, na América congregando pessoas num direito que superava educação, condição social ou a própria raça. Selma é um filme que nos oferece um documentário para um momento essencial da História Contemporânea. O filme recebeu duas nomeações para dois Óscares.

Sem comentários:

Enviar um comentário