O tabaco é um dos hábitos que socialmente identifica grupos e pessoas na sociedade contemporânea, pois é algo muito notório no espaço de convivência das pessoas. É um hábito com muitos utilizadores. A forma mais usual do seu consumo é através do designado cigarro.
O tabaco é originário da América e tem como um dos seus principais componentes a nicotina. Pensa-se que a civilização Maia já conheceria esta planta, pois encontraram-se representações em objetos de cerâmica. Também os Astecas e outros povos da américa pré-colombiana o conheceriam misturando-o com folhas de diversas plantas como milho.
O consumo de tabaco está associado a um conjunto de doenças de uma gravidade assinalável, nomeadamente as doenças oncológicas. Doenças que podem retirar qualidade de vida, mas também encurtar de modo significativo a vida das pessoas. Doenças que têm um peso social elevado, pois influenciam muito negativamente os gastos a desenvolver na sua reabilitação e no afastamento da vida profissional que conduzem.
É pois importante sensibilizar para os efeitos negativos na saúde do consumo de tabaco. É essa a missão de uma IPSS, a A Pulmonale, que visa alertar os mais jovens para os malefícios do consumo de tabaco. Abaixo deixamos alguns dos materiais que na Biblioteca alertaram para os efeitos negativos de ser fumador.
Sem comentários:
Enviar um comentário