Hoje, segunda-feira, dia vinte e quatro de Novembro, na Biblioteca da Escola alguns professores e três turmas (duas de sétimo e ano e uma de 12º ano) comemoraram o Dia Nacional da Cultura Científica. As disciplinas de Física e de Português desenvolveram na Biblioteca um conjunto de atividades para assinalar a memória de Rómulo de Carvalho e o papel da Ciência para o progresso civilizacional das comunidades humanas. Assim realizaram-se as seguintes atividades:
- Exposição de alguns livros científicos de Rómulo de Carvalho;
- Exposição do seu livro de Memórias;
- Realização de algumas experiências retiradas do livro "R.C. Física para o Povo", por uma turma do 12º ano, entre as dez horas e o meio-dia, para as turmas do 7º 1ª e 7º 2ª. Foram organizados quatro espaços de experiência: Eletromagnetismo, Hidrostática e Hidrodinâmica, Óptica e Mecânica.
- Preenchimento de um questionário feito pelos alunos do 7º ano, a partir das experiências realizadas.
- Recitação de poemas diversos de António Gedeão, "Lágrima de preta", "Fado do homem nascido", Poema para Galileo" entre outros escolhidos pelos alunos.
- Foram ainda elaborados um cartaz e um folheto para assinalar esta importante data.
A Biblioteca gostaria de agradecer o empenho dos alunos e o entusiasmo dos docentes. Uma palavra especial para a professora Leonor e para o professor Deodato que nos animaram com a sua sabedoria sobre "essa inteligência das coisas" de que falava António Gedeão, nessa personalidade poética de Rómulo de Carvalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário