quarta-feira, 14 de junho de 2017

Semana da leitura (V) - Peregrinação [Peregrinação X]

Para mim, peregrinação é um caminho religioso feito a pé por cristãos para demonstrar a sua fé. Em Portugal toda a gente conhece esta palavra, como um caminho feito até ao santuário de Fátima realizado pelos peregrinos. A peregrinação pode ser a realização de uma viagem e não ser religiosa, desde que seja um caminho com um sentido, em busca de algo.
Peregrinação é quase sempre um sinal de fé.
Peregrinação é um caminho a pé em busca de si mesmo.
........, N.º .., 7.º4.ª
.....

Peregrinação significa caminhada. Nos nossos sonhos embarcamos numa peregrinação pelo caminho que mais gostamos, como gostamos e com quem mais gostamos. Aí tudo parece perfeito, até um dia em que acordamos e percebemos que a verdadeira peregrinação começa. Largamos tudo e todos para seguir em frente nesta longa caminhada que é a vida.
Uma longa peregrinação com momentos maiores do que outros, mais perigosos, mais sentimentais. mas ainda assim , a peregrinação continua. Com ela aprendemos lições que iremos levar mesmo na morte, até voltarmos à vida outra vez. 
........, N.º .., 7.º4.ª
.....

Peregrinação... o que me suscita na cabeça quando ouço esta palavra?
Milhões de pessoas que largam tudo durante dias, semanas, até mesmo meses para chegarem ao encontro de Deus. Do Minho a Fátima só para ver o Papa no centenário... Em grupo, ou até sozinhos...
Pessoas que chegam ao seu destino estafados, sem força nas pernas, sem fôlego, mas com uma coisa que não se perdeu na caminhada, a fé.
Cada pessoa que faz uma Peregrinação, de certeza que tem fé a transbordar no coração.
Luís Marino, N.º 17, 7.º4.ª
.....

Quando dou uma volta ao mundo vejo o que se passa. o que me rodeia. Eu peregrino até ao futuro, vou desde o que estou até ao que vou ser. Não posso deixar de peregrinar por aí, sozinha, fazer algo que não se vê, que apenas nós vemos. No outro mundo a viagem é maior, enfrentar sozinha, a minha mente, o meu coração.
Descobrir o que vai e o que vem dentro de mim.
A viagem não me deixa sozinha.
A viagem espera por mim, o mundo está  a ver-me, pois faço parte dele, não posso esperar, tenho de ver o que há à minha volta.
Sim, eu peregrinei e vou peregrinar.
........, N.º .., 7.º4.ª
.....

Sem comentários:

Enviar um comentário