quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Difusão documental (16.17) - (VII)

TítuloDo céu caiu um anjo (Estados Unidos – 1946)
Direção: Frank Capra
Roteiro: Frances Goodrich; Alberta Hackett
Fotografia: Russell A. Cully
Elenco: James Stewart, Dona Reed, Jessica Chastain, ...
Duração: 130 min. 

Frank Capra foi um dos grandes realizadores de Hollywood, quando esta ainda era uma fábrica de sonhos à escala da vida humana. It´s a wonderful life, ou na tradução portuguesa, Um anjo caiu do céu é a história de um homem e de uma comunidade americana, no início do século XX. É a narrativa de um homem preocupado com  o sentido da justiça e da nobreza de valores e que por diferentes causas parece não conseguir manter esse perfil de vida. A narrativa decorre no Natal e o nosso homem por exaustão de dificuldades físicas, mentais e financeiras parece apenas votado a uma ruína pessoal e da sua família.

Não acreditando em milagres decide colocar um fim à sua vida. Um anjo, Clarence impede-o de saltar para um rio gelado. Clarence precisa de ganhar as suas asas de anjo e mostra a George a sua importância naquela comunidade, o que ela teria perdido sem a sua ação pessoal. Convencido, George regressa a casa e descobre que aqueles que ajudou no passado estão prontos para serem solidários com ele, produzindo o tal milagre e ajudando Clarence a ganhar as suas asas.

It´s a wonderful life é o mais importante filme de  Frank Capra e um dos mais deslumbrantes da sua carreira. Embora a ação decorra no Natal não é um filme sobre o Natal, mas sobre o encantamento que as vidas humanas podem ter. Embora não tenha tido grande sucesso comercial na América, quando foi estreado, o tempo dar-lhe ia a importância que tem tendo-se transformado num filme de culto. A sua temática de que o bem sempre prevalece que era uma das temáticas de Frank Capra dá-nos um sopro de esperança em tempos de grande individualismo. 

It´s a wonderful life é uma parábola sobre um tempo, sobre uma América, sobre uma sociedade que perdemos, mas que permanece muito relevante por ser um hino à vida, à solidariedade e ao amor. É um filme que nos lembra que a vida de cada um, a sua existência é o reconhecimento de significado para as coisas com que lidamos, é a significação que cada um pode encontrar na própria vida. 
Filme disponível para requisição na Biblioteca.

Sem comentários:

Enviar um comentário