segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Difusão de Informção

As bibliotecas devem incentivar os seus utilizadores a utilizarem um conjunto de recursos que lidam com a informação e a comunicação, a promoção da leitura e a diversificação de conteúdos de relação com o currículo. O que são ou podem ser hoje as Bibliotecas e em concreto as Bibliotecas Escolares?


A Biblioteca deve organizar-se pela promoção do livro e da leitura, mas não pode ficar apenas neste plano. Deve procurar ser um centro de informação que pela agilidade dos seus critérios os possa colocar ao serviço de uma comunidade educativa, e neste sentido dos seus elementos mais importantes, os conteúdos curriculares.

A Biblioteca deve promover essa leitura do mundo, uma forma diversa de narrativas que nos permitam a todos construir em cada universo particular todos os sonhos possíveis, na ideia da criação do mundo que cada um persegue. A Biblioteca deve promover a divulgação dessa memória pública e da que é privada porque feita por cada um de nós. A difusão da informação e a visibilidade da Biblioteca são determinantes. 

Na reformulação do projeto da biblioteca, iniciou-se a divulgação em diferentes suportes, tendo-se optado pelo Google Plus e pelo Twitter. O Pinterest, que está ainda apenas em fase de instalação procura agregar os interesses de uma biblioteca, os livros, os seus autores, a ilustração, a arte e a memória de uma zona da cidade. Apesar do seu interesse aquelas são redes pouco usadas por muitos utilizadores. O conhecimento de que os encarregados de educação pouco conheceriam das atividades da Biblioteca fez-nos pensar que, apesar de alguma associação que a rede tem, a alguns critérios menos positivos, valeria a pena a Biblioteca ter uma presença no Facebook.

Mais do que a rede é a utilização que as pessoas fazem dela que a limita nas suas possibilidades. Publicaremos apenas conteúdos relacionados com a Biblioteca ou que tenham algum valor educativo ou cultural. Igualmente apenas aceitaremos elementos afins a este espaço educativo. Existe a possibilidade de dentro da rede criar um grupo fechado, acessível aos utilizadores a que se dê acesso e que poderá ser um espaço ligado à valorização do livro. Veremos a evolução das propostas e a recetividade às mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário